Pelas mãos de duas batistenses a boneca barbie está mais brasileira que nunca. Para homenagear a boneca mais famosa do mundo, o Musée des Arts Décoratifs (Museu de artes Decorativas) de Paris, expõe até setembro a trajetória do brinquedo que há mais de 50 anos é ícone de comportamento e estilo.
Para comemorar a programação, o museu e a Mattel – empresa responsável pela Barbie – lançaram um concurso internacional às escolas de Moda do mundo todo para escolher 12 bonecas que representassem a cultura de seus países. Entre as selecionadas, a Barbie “Flora Sul”, criada pelas irmãs Amanda e Jaqueline Brasil, acadêmica do curso de Design de Moda e estudante da pós-graduação em Negócios da Moda e Vestuário do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE. Jaqueline conta como entrou no mundo da moda, e que levou a criação da boneca que representa o país.
Além de ficar em exposição em Paris até o dia 18 de setembro, a boneca também será comercializada durante 10 anos pela empresa Mattel, levando o nome das designers e da UNIFEBE. Para as irmãs, o resultado foi recebido com muita emoção. Amanda Brasil afirma que o processo foi cansativo, e levaram três dias para deixar a boneca pronta.
A inspiração veio da fauna e flora e representação da mulher sul-americana. No projeto final, foram representadas as cores de cada país da América do Sul e os traços de suas culturas.
O concurso contou com a participação de 299 looks, apresentados por 27 escolas de Moda. As 12 bonecas escolhidas, por júri composto por representantes da Moda e da empresa Mattel, são dos países: Brasil, México, França, Itália, Emirados Árabes e Bélgica. Jaqueline Brasil fala sobre o processo de criação e os projetos para o futuro.
A boneca produzida pelas batistenses e muitos outros exemplares da Barbies estarão em exposição no Museu em Paris, França, até o dia 18 de setembro.