Competidores de várias partes do país estão em Lages para o evento, que ocorre no Parque de Exposições Conta Dinheiro até sábado (29). Apesar das tragédias recentes no Rio Grande do Sul, a organização do Freio de Ouro 2024, sediada em Esteio, está a todo vapor. As classificatórias do Cavalo Crioulo movimentaram junho, com a quarta etapa realizada no Paraná, seguida pela Etapa Gaúcha Sul. Agora, a sexta seletiva funcional do Ciclo 2024 acontece em Lages, na Serra Catarinense, até sábado (29). Participam animais de estados como Paraná, Rio Grande do Sul e Brasília, em busca da classificação para a Final do Freio de Ouro 2024.
O Trio de Jurados, responsável por selecionar os quatro machos e quatro fêmeas que avançam pela Classificatória Catarinense, é composto por Alexandre Pons Suñe, Leonardo Alberton Ardenghy e Manoel Vanderlei Braz Gonçalves. Foram preparados 48 animais para esta etapa.
— Os cavalos são considerados atletas e recebem acompanhamento de veterinários para verificar a saúde, além de treinadores por pelo menos dois anos para garantir o condicionamento físico e técnico necessário para as competições — explica Marcio Ávila, presidente do Núcleo de Cavalos Crioulos da Serra Catarinense.
Márcio também enfatiza que o evento é aberto ao público.
— Esperamos todos. Tragam suas famílias e participem conosco deste belo evento, que celebra nossas tradições campeiras em um ambiente esportivo — conclui.
Os animais classificados em Lages disputarão a etapa final do Freio de Ouro 2024, que ocorrerá na 47ª edição da Expointer, um dos maiores eventos agropecuários da América Latina, previsto para 24 de agosto a 1º de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, no Rio Grande do Sul.