A noite desta sexta-feira, 08, será uma data especial para a cidade, com a reativação do Lions Clube São João Batista, que tem o apadrinhamento do Lions Clube de Brusque Berço da Fiação. A cerimônia solene de fundação se realizará a partir das 19h30, no Sítio Nona Lurdes, no bairro de Rio do Braço.
Duas reuniões aconteceram anteriormente na sede da Câmara Municipal de Vereadores, onde as pessoas tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho do Lions Clube. Por isso, o objetivo é reativar no município, que já contou com o Lions desde a década de 1960, mas que estava desativado há mais de uma década.
Entre as benfeitorias do Lions Clube em São João Batista está a construção da Capela Mortuária e a doação de uma ambulância ao Hospital Municipal Monsenhor José Locks.
O Lions Clubs Internacional é uma organização cujo objetivo é promover o entendimento entre as pessoas em uma escala internacional, atender a causas humanitárias, e promover trabalhos voltados a comunidades locais. Em 2015 contava com mais de 46 mil clubes locais em 200 países e 1,4 milhões de membros.
A organização foi fundada nos Estados Unidos, em 10 de outubro de 1917 por Melvin Jones e se tornou internacional em 1920, quando foi fundado um Lions Club no Canadá. Dentre as ações realizadas pelo grupo estão a construção de hospitais, equipamentos escolares, a criação de workshops para jovens com deficiência física, prestação de ajuda em enchentes, entre outros.
Foi uma das primeiras organizações não-governamentais convidadas a auxiliar na elaboração da Carta da ONU tendo desenvolvido grande importância na mesma. Em 2007 foi escolhido como a melhor ONG do mundo, além de ter sido indicado para o prêmio Nobel da Paz de 2017.