O município de Major Gercino realizou a 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, durante o dia de quarta-feira, 27, no Centro de Convivência Lourival dos Santos, no Centro. O encontro contou com a participação de aproximadamente 50 pessoas, além das autoridades. O prefeito Valmor Pedro Kammers, o Valmor do Pita, se fez presente na abertura dos trabalhos.
Antes deste dia de debate sobre as políticas públicas aos idosos, o Cras – Centro de Referência da Assistência Social – realizou pré conferências no Centro, Pinheiral e Boiteuxburgo.
A Conferência é um compromisso do Município para com o Estado e a União, em que se debate políticas públicas voltadas a esta faixa etária. “Debateu-se todos os temas relevantes como saúde, lazer e assistência, por exemplo”, informa Sílvia Santiago Martins, assistente social de Major Gercino.
Escolhidos durante este dia, representantes de Major Gercino vão participar futuramente, da Conferência Estadual de Assistência Social, onde levarão as reivindicações municipais.
Viviane Maria Rodrigues é assistente social no Cras de Joinville e veio debater os direitos dos idosos nesta conferência em Major. “A cada dia que passa, a cada minuto, estamos envelhecendo. Vamos envelhecer. E quais políticas públicas se estão ofertando? Por isso é um assunto muito importante”, analisa.
Ela faz um alerta sobre o debate em torno da Reforma da Previdência, em que o Governo Federal quer diminuir o repasse do BPC – Benefício de Prestação Continuada – ou seja, o Benefício Assistencial ao Idoso e à Pessoa com Deficiência.