O Salão de Festas da Capela São Cristóvão, no Centro de Fernandes, em São João Batista, é o local escolhido para a realização do Galeto em Prol do Morro da Gurita. Será no domingo, dia 06 de agosto, a partir das 11h, sendo que o ingresso está sendo comercializado ao preço de R$ 15.
O Morro da Gurita é um dos pontos mais visitados por moradores e conhecidos, e é um espaço de fé e oração, a 610 metros acima do nível do mar, com uma visão privilegiada de toda a região. Isso porque há, aproximadamente, 70 anos, três moradores locais instalaram uma cruz de madeira, após um deles fazer uma promessa e ser atendido, devido a um problema de saúde na família.
O objetivo, agora, é trocar a atual cruz de madeira, que tem quatro metros, por uma de sete de altura, e cinco de braço. Os recursos do galeto vão servir para a limpeza e abertura do acesso ao morro, além desta nova cruz, que ganhará iluminação. “Queremos ver essa cruz brilhar, também, no período noturno”, destaca Vilson Reitz, um dos organizadores do evento e responsável pelo projeto.
Neste feriado de Corpus Crhisti, ele, o filho Vilson Reitz Júnior, além de Valtair Toldo Marafigo, José Carlos Hames, José Carlos Costa, Eribelto Raitz e Eduardo Martini Silva subiram o morro para iniciar os trabalhos no local. “É um sonho ter uma cruz maior e iluminada”, revela Vilson.
Filha de Justino Costa lembra da primeira cruz
A senhora Eli Costa Alexandre (foto), 80 anos, é filha de Justino Costa, uma das pessoas que instalou a primeira cruz na Gurita. “Meu pai disse que se a promessa fosse cumprida, ele instalaria uma cruz lá. Eu era novinha e lembro do empenho dele em subir o morro, levar e instalar a cruz. E conseguiu, graças a Deus né”, disse.
Dona Eli lembra que o mato era muito fechado e o morro ingrime. “Então era muita picada de mato para poder chegar até lá no alto”, lembra. Depois de alguns anos, a cruz de madeira não resistiu ao tempo e quebrou. Então, um irmão dela substituiu por outra cruz de madeira. “Nós tudo rezava terço lá, coisa mais linda. Soltávamos foguetes, era muito lindo, além da bela visão, pois dá pra ver tudo lá de cima”, conclui.
Ouça a Reportagem
Fotos e Imagens: Vilson Reitz Júnior