No último sábado (27), um esforço conjunto para a limpeza na Praia do Matadeiro, localizada no Sul da Ilha de Florianópolis, resultou na coleta de aproximadamente 25 quilos de plástico mole e microplástico, juntamente com 800 bitucas de cigarro. Dentre os itens retirados da areia, destacam-se copos plásticos, cotonetes e mais de 120 tampinhas de garrafa PET.
A iniciativa, que contou com a participação de cerca de 30 voluntários, recebeu o apoio de surfistas locais e moradores da região. Além disso, patrocinadores contribuíram fornecendo sacos plásticos e baldes para o depósito dos resíduos, os quais foram posteriormente encaminhados para reciclagem.
A ação voluntária faz parte da campanha “Ondas Limpas”, promovida pela organização não governamental Sea Shepherd. Presente em mais de 40 países, com atividades em praias de mais de 11 estados brasileiros, a ONG busca eliminar resíduos marinhos e promover a conscientização ambiental.
Mara Oliveira, diretora da Sea Shepherd, destaca a importância de lidar responsavelmente com o problema do plástico. “O que estamos enfrentando hoje é uma epidemia relacionada ao plástico. Não se trata de demonizá-lo; a sociedade é moldada pelo plástico. No entanto, queremos que as pessoas compreendam que ele é uma matéria-prima passível de reutilização, evitando assim seu descarte em aterros, para que, com as chuvas e o vento, esse material não acabe no mar”, ressalta Oliveira.
No ano anterior, a organização retirou 7 toneladas de resíduos de praias em todo o Brasil por meio de suas ações de limpeza.
© 2020 Rádio Super FM 99,9 - A Rádio que Vive o Vale!
Desenvolvido por ZHF Mídia Digital.
© 2020 Rádio Super FM 99,9 - A Rádio que Vive o Vale!
Desenvolvido por ZHF Mídia Digital.