Nicolás Maduro anunciou que o Natal na Venezuela será antecipado para o dia 1º de outubro. A decisão foi comunicada na noite de segunda-feira (2), durante seu programa semanal na televisão. Maduro afirmou que a medida é uma forma de reconhecer e homenagear seus seguidores.
“Estamos em setembro, e já sentimos o clima natalino”, afirmou Maduro. “Por isso, este ano, em homenagem a todos vocês, em agradecimento pelo apoio, decreto que o Natal começará no dia 1º de outubro. O Natal chega em 1º de outubro com paz, felicidade e segurança para todos e todas”, declarou no programa “Con Maduro+”.
Não é a primeira vez que Nicolás Maduro antecipa a celebração natalina. Há 11 anos, ele transferiu a data para o 1º de novembro, justificando a mudança como uma maneira de “vencer a tristeza”. Naquele ano, Hugo Chávez havia falecido em março, e Maduro foi eleito em uma eleição presidencial cuja legitimidade foi questionada. Em 2020, durante a pandemia, Maduro também antecipou o Natal, dessa vez para o dia 15 de outubro.