Foi uma caminhada árdua, mas que valeu a pena. Assim pode-se definir o desafio enfrentado por aproximadamente 40 pessoas que colaboraram para a instalação da nova cruz do Morro da Gurita, bairro Fernandes, em São João Batista, durante o sábado, 25. Eles subiram até o pico a aproximadamente 654 metros acima do nível do mar.
Com dez metros de altura e seis de braço, a cruz foi construída de ferro e com um peso de aproximadamente 340 quilos. Jundierlei Érico Borg, o Lei, foi o responsável pela fabricação da cruz. Ao fim do dia de sábado, 25, quando avistou o trabalho devidamente fixado no alto do morro não escondeu a emoção. “Sinto-me realizado e é um honra poder ter feito esse trabalho. O mérito é de todos que colaboraram e que trabalham para que se chegasse a essa bela cruz. Estou muito feliz”, disse. Ele levou aproximadamente quatro meses para deixar pronta, pois trabalhou de forma voluntária durante os períodos da noite e fins de semana.
Ouça
Vilson Reitz, o Vilsinho, foi um dos líderes da Comissão Organizadora e analisa como importante esta nova cruz. “Tinha uma de quatro metros e, agora, há uma de dez. Temos que agradecer a todos que disponibilizaram o tempo e força para ajudar em cada nova etapa”, lembrou.
O próximo passo será a iluminação que será instalada ainda nesse ano. A nova cruz contará com luz de led através de energia solar. “Ficará mais linda ainda, principalmente porque as pessoas poderão visualizá-la no período da noite.”, completa Reitz.
Ouça
Da mesma forma, Atanázio Osmar dos Santos, o Tatá, lembrou que há 70 anos, moradores sobem no morro para usufruir de uma visão privilegiada de toda a região. E que virou tradição instalar uma cruz no pico. “Então esse trabalho é muito especial por isso. Pois as pessoas de outras gerações já estiveram aqui e sempre buscaram fazer um bom trabalho”, informou.
Ouça
Montagem da Cruz
Para a montagem de toda a estrutura no alto do morro, uma equipe trabalhou arduamente tanto em baixo da estrutura, quanto encima ainda mais a cada nova peça que aumentava a altura em dois metros.
Mas há de se destacar três jovens que revezaram pelo alto: Eduardo Atanázio dos Santos, Marco Antônio de Oliveira e Vilson Reitz Júnior. “Nosso trabalho foi importante, mas vale ressaltar a todos que estiveram juntos. Graças a Deus deu tudo certo”, analisou Eduardo.
Ouça
Marco Antônio também fez questão de ressaltar o grupo, mas informou que foi difícil, pois não tinham experiência nesse tipo de trabalho. “Mas foi gratificante. Ficou muito bonita e aqui de cima do morro, ainda mais na cruz, a visão do Vale do Rio Tijucas é demais”, disse.
Ouça
Sobre a Gurita
O Morro da Gurita é um dos pontos mais visitados por moradores e conhecidos, e é um espaço de fé e oração, a 654 metros acima do nível do mar, com uma visão privilegiada de toda a região. Isso porque há, aproximadamente 70 anos, três moradores locais instalaram uma cruz de madeira, após um deles fazer uma promessa e ser atendido, devido a um problema de saúde na família.