Foi com sofrimento, dificuldade e com muita emoção, até mesmo após o apito final do arbitro Jéferson Schimidt, que o Tajuba Esporte Clube conquistou o título do Campeonato Municipal de Futebol de Campo de São João Batista, Série B.
A final foi da Série B, mas o jogo foi de série A. Tajuba e Cardoso protagonizaram um belo espetáculo do futebol amador, para um grande público presente no Estádio Municipal Valério Gomes Neto. Durante os 90 minutos, as duas equipes procuraram sempre o ataque, um jogo aberto, ofensivo, que proporcionou muitas chances de gols para os dois lados. Em uma partida equilibrada, a marca do craque, do artilheiro, fui fundamental para balançar a rede.
O Tajuba começou pressionando, e aos 4 minutos conseguiu uma falta próximo a meia lua da grande área. Começaria ali a história de um final feliz para o artilheiro da competição. Beré foi para a cobrança, e de perna direita, bateu no ângulo superior esquerdo do goleiro Edinho, que se esticou todo mas não conseguiu defender. Um golaço do Tajuba.
O Cardoso não se abateu com o gol, e criou várias chances para empatar, mas com chutes de fora da área, não conseguia acertar a meta do goleiro Tonhão. Até que numa jogada bem trabalhada pela direita, Léca cruzou, Nani dominou no peito dentro da grande área, e tocou na saída do goleiro Tonhão, empatando o jogo para o Cardoso.
No segundo tempo, as equipes seguiram buscando o ataque, mas as conclusões, ou paravam nas mãos dos goleiros Edinho e Tonhão, ou iam para fora. As equipes queriam decidir o título no tempo normal, mas não deu. Jéferson Shimidt trilou o apito aos 45 do segundo tempo, decretando a decisão do título nos penais.
O Cardoso depositava suas esperanças na experiência do goleiro Edinho, e o Tajuba em seu artilheiro Beré, o último da lista a bater o pênalti. Juninho do Parque e Juninho desperdiçaram as cobranças, com duas grandes defesas do goleiro Tonhão. Léo, Edinho e Nani marcaram pelo Cardoso. Pelo Tajuba, Léo chutou para fora. Daniel, Ivan e Natan marcaram. Beré o artilheiro da competição, partiu para a cobrança, se marcasse seria o gol do título. Caminhou lentamente para a marca da “cal”, de cabeça baixa. Concentrado, deveria pensar que trocaria os 14 gols que marcou na competição, por este pênalti. Jéferson Shimidt autorizou a cobrança, Beré partiu para a bola calmamente, com a frieza do craque e a precisão do artilheiro. Com um chute forte do lado esquerdo, venceu o goleiro Edinho e partiu para o abraço. Tajuba campeão.
Tajuba e Cardoso estão classificados para a série A de 2016. As equipes que já figuraram na elite do futebol Batistense, prometem fazer bonito também na competição do próximo ano.
O Cardoso além do vice-campeonato, levou também o troféu da defesa menos vazada com 7 gols. Beré do Tajuba, o troféu de artilheiro com 14 gols e o Unidos do Sul faturou o troféu disciplina da competição.