A campanha “Novembro Azul” teve início no mundo inteiro no dia 1º com o objetivo conscientizar a população masculina sobre a prevenção e perigos do câncer de próstata – glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, localizada abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
Realizada no mês de Agosto em algumas cidades do Brasil, a campanha orienta a população masculina a cuidar melhor da saúde e procurar o médico com mais frequência.A função de qualquer campanha, de qualquer tipo de câncer, é incentivar fazer os exames e ter sempre um diagnóstico precoce.
Homens com idade acima de 50 anos devem fazer os exames de rotina. A recomendação, porém, deve ser feita mais cedo se o paciente tiver histórico da doença na família. O principal fator de risco é a hereditariedade. Se o homem teve um pai, um tio com câncer de próstata, ele tem três vezes mais chances de desenvolver a doença. Então, sem dúvida, é um o fator de risco que aumenta muito a chance de um homem ter câncer de próstata. No câncer de próstata, o tratamento e radioterapia têm acima de 80% de chance de cura da doença.
A doença pode ser diagnosticada por meio do toque retal e de exame de sangue específico – dosagem sérica do PSA, que deve ser feito uma vez por ano.
Estatísticas
O câncer de próstata é o tumor mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas dos tumores de pele, e o sexto tipo mais comum no mundo, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).
A cada seis homens, um é portador da doença. No Brasil, cerca de 7% dos homens têm câncer de próstata. A estimativa do INCA é de que, por ano, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, um caso a cada 8 minutos.
Fonte: Instituto de Urologia Anoar Samad