A partir de uma iniciativa da ACIT (Associação Comercial e Industrial de Tijucas) e da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), acaba de nascer em Tijucas um novo núcleo empresarial. Intitulado “Sabores Coloniais do Timbé”, o grupo é composto por artesãos e produtores de doces e salgados do Timbé, bairro do interior do município, já conhecido pela confecção de bombocados e demais doces típicos da região.
O núcleo começou suas atividades há pouco mais de dois meses com apenas três empresas e, aos poucos, outros produtores estão se juntando ao grupo que hoje conta com oito nucleados. De acordo com a consultora de Núcleos da ACIT e CDL, Ciliane Souza, o objetivo do núcleo é contribuir para a quebra do isolamento das micro e pequenas empresas, promovendo o associativismo e o desenvolvimento do negócio a partir de iniciativas empreendedoras. “Através dos núcleos, as empresas têm acesso à informação, atuam ao lado de seus concorrentes num ambiente favorável ao crescimento, trocam ideias, realizam compras em conjunto e promovem uma série de ações que comprovam a importância de atuar no meio associativista”, explica.
Para isso, o núcleo se reúne semanalmente, todas as sextas-feiras no próprio bairro, onde discutem a elaboração de um planejamento estratégico que visa sanar as principais dificuldades enfrentadas pelos produtores no dia a dia de seus negócios. “Entre estas barreiras, podemos destacar problemas de infraestrutura, por estar mais afastado do centro da cidade, falta de programas de capacitação para os gestores e colaboradores, além de algumas dificuldades no processo de gestão de pessoas e processos”, diz a consultora.
Para vencer estes desafios, a ACIT e a CDL buscam apoio de entidades parceiras, entre elas, o Sebrae, para promover cursos, palestras, além de visitas técnicas que já estão sendo programadas pelo grupo.
O presidente da ACIT, Rogério de Souza, está confiante no resultado desse trabalho. “Sabemos do potencial destes empreendedores e vemos na formação de um núcleo, uma excelente oportunidade para que eles se fortaleçam e cresçam ainda mais, de forma conjunta e harmoniosa”, diz.
O presidente da CDL, Luciano Spengler, também vê o núcleo de forma muito positiva. “As coisas se tornam mais fáceis quando há a união entre pessoas que buscam por objetivos comuns e isso ganha uma força extra quando empresários, como estes do Timbé, contam com a ajuda de entidades parceiras. Assim está sendo com a CDL e a ACIT, que pretendem prestar todo o apoio necessário para que eles se desenvolvam da melhor forma possível”, disse.
Participação em eventos
No último sábado (24) os nucleados do Timbé participaram pela primeira vez, de forma conjunta, de um evento na comunidade. Eles estiveram no Brique do Sesc, uma iniciativa realizada pelo Sesc Ler de Tijucas para oportunizar aos artesãos e culinaristas, um espaço para a apresentação, exposição e comercialização de seus produtos, confeccionados artesanalmente. Participaram da feira, produtores de doces, salgados e até mesmo de móveis produzidos a partir de material de demolição. Todos integrantes do núcleo Sabores Coloniais do Timbé.
Além de participação em eventos, e da busca por conhecimento a partir de capacitações e visitas técnicas, estão entre os objetivos dos nucleados planejar negociações conjuntas. Com isso, os empresários poderão comprar matéria-prima e insumos de forma coletiva, alcançando assim melhores negociações, e consequentemente, melhorando a saúde financeira de suas empresas.