Desde o dia primeiro de fevereiro está no ar o novo portal de notícias da Super FM. O projeto faz parte das comemorações de um ano da emissora e foi desenvolvido pela empresa ZHF Mídia Digital, de Odirlon Herartt e supervisionado pelo coordenador geral da Super, Jonas Hames. Um novo design e uma série de novidades editoriais podem ser observadas.
Desde o final de 2015 a ZHF e a equipe da 99,9 FM trabalham no formato e em estratégias digitais, com ferramentas de gestão de conteúdo. O novo portal tem um desenho mais funcional e interativo, permitindo ao leitor encontrar facilmente os conteúdos e navegar com destreza. Os conteúdos foram distribuídos na página inicial, de forma que facilite o acesso.
No slide as matérias mais importantes do dia e ao lado, reprodução de entrevistas e áudios que foram destaques no noticiário da emissora. Na parte inferior tem os destaques da polícia e os demais conteúdos do Vale do Rio Tijucas. A nova estrutura também abriga os blogs de Jonas Hames, Moacir Muniz e Jabson Alexandre, com notas sobre a região.
Ao abrir os conteúdos o internauta também vai perceber maior facilidade na leitura. Fontes maiores e serifadas que garantem uma experiência mais agradável para navegar. A interação com as mídias sociais e a possibilidade de se expressar através dos comentários permitem que os leitores tenham a oportunidade de interagir com o conteúdo.
“Não podemos descuidar do universo online, mas compreendemos que nosso negócio é Rádio. Priorizamos os investimentos em programação, força de trabalho e inovações no conteúdo off, que vai ao ar todos os dias. Não adianta ter um belo site e uma programação que não atinja as expectativas da audiência. Agora estamos conciliando ambos. O online permite que tenhamos um contato mais aproximado com nossos ouvintes, que ampliemos nossa comunicação”, afirma o coordenador geral da Super FM, Jonas Hames.
Hames afirma que nos próximos dias novas seções serão incrementadas no portal, sempre fazendo uma ligação entre o on e offline. Ideia é levar para o site uma extensão do que é produzido para a rádio. Entre as inovações que serão implementadas nas próximas semanas, será a possibilidade de desenvolver conteúdo colaborativo com internautas.
Foco continua sendo o rádio
Para o coodernador, a prioridade seguirá sendo o rádio, mas que o meio online terá atenção em medida certa. “Seria um erro estratégico grave reverter todas as forças de produção para esse meio. É preciso encontrar um termo. Emissoras tem cometido esse erro e correm atrás para equilibrar”, afirma.
O rádio ainda não perdeu o posto de ser o veículo mais rápido e que permite ser, praticamente simultâneo a notícia, graças a sua simplicidade e eficiência. Em termos audiência o meio online também ganha espaço, com a possibilidade dos ouvintes acompanharem a programação ao vivo tanto nos computadores como smartphones.
“Nossa audiência através de streaming vem crescendo em ritmo acelerado. Nossos aplicativos para Android e IOS já ultrapassam dos 1.500 downloads, o que é uma marca histórica para emissoras do Vale”, afirma Jonas. Além disso, nas redes sociais a Super FM superou outras marcas. Tem mais de 10.450 seguidores no Facebook e 3.800 no Instagram.
Dentro do planejamento da emissora está o cuidado com os meios digitais, mas defendendo formas que ambos convivam harmoniosamente. “O site é uma ferramenta a mais da Super FM, é uma fração de nossos serviços de comunicação. Tanto que trabalhamos na integração total da marca”, relata o coordenador. Ele cita que os grandes veículos de rádio e tv também enfrentaram dificuldades em se adaptar, mas que atualmente a filosofia tem se padronizado.
Investimentos no ar
Somado ao novo portal que hospeda o conteúdo a Super 99,9 FM, a emissora tem apresentando novidades na programação desde a última semana de janeiro. Novos quadros e programas já estrearam e outros devem entrar no ar nos próximos dias. Mantendo o perfil da emissora, mas garantido que a programação não se torne repetitiva nos mesmo moldes já operado pelas emissoras de televisão, que trabalham por temporadas.
“Não é aceitável que deixemos nossos programas e conteúdos se tornarem repetitivos. São quadros, seguimentos e programas novos que mantem o frescor das emissoras. Desconsiderar isso, nos deixaria obsoletos”, fala Jonas Hames. A proposta que os programas se renovem, ganham nova roupagem a cada temporada, sem perder suas identidades e características.
Na madruga da Super FM, que começa as 4h30, Zilto Vilanova está apresentando semanalmente talentos do sertanejo raiz aqui da região. Já o Zona Livre migrou para Super Manhã e ganhou novos quadros e plastica. Batalha dos Ouvintes, Enquete Premiada, Dicas de Saúde, e nas sextas, Jabson Alexandre apresenta o especial Super Palco com nomes da música regional.
Já as 11 horas, Iara Vargas tem a Super Dicas. As 13 horas, no Você de Boa Tarde, Jotta Bala apresenta o Linha do Tempo, Charadinha, Top 10 e outros quadros. O Fim de Expediente também ganhou novos colunistas. Além disso, a já tradicional Sexta de Prêmios se somou a Quarta da Pizza.
A programação que que estava ao vivo de segunda a sexta das 4h30 até a meia noite, e sábados e domingos até meio dia, também está sendo ampliada. Nas manhãs da Super, Iara Vargas faz a Super Festa até as 12h, e Cássio Rosa assume o comando do Acesso Livre das 12 as 16 horas.
Próximo a completar um ano no ar, que será comemorado no dia 23 de março, a Super FM segue apresentando novidades no decorrer das semanas. Uma programação especial e sorteios de centenas de prêmios está no planejamento. “Durante este ano ainda teremos diversas ações. Temos foco, estamos planejados e nossos ouvintes vão se surpreender”, finaliza o coordenador.