
O Papa Francisco, de 88 anos, emocionou os fiéis ao participar da cerimônia de Domingo de Ramos na Praça de São Pedro, no Vaticano, neste domingo (13). Apesar de ainda aparentar fragilidade, o pontífice demonstrou sinais de recuperação ao saudar os presentes com uma voz mais forte: “Feliz Domingo de Ramos! Feliz Semana Santa!”.
A presença do Papa não era esperada, considerando sua recente recuperação de uma pneumonia dupla que o manteve hospitalizado por mais de cinco semanas. Embora tenha dispensado o uso de oxigênio durante a celebração, sua participação nas cerimônias da Páscoa ainda é incerta, dependendo das condições climáticas, segundo o Vaticano.
A homilia do Domingo de Ramos, escrita pelo próprio Francisco, foi lida pelo cardeal Leonardo Sandri. No texto, o Papa agradeceu as orações recebidas e pediu que os fiéis confiassem ao Senhor aqueles que sofrem, especialmente vítimas de guerras, pobreza e desastres naturais. Ele também dedicou orações às vítimas de um desabamento na República Dominicana e clamou por paz em regiões como Sudão, Ucrânia e Mianmar.
Na semana anterior, Francisco fez uma visita surpresa à Basílica de São Pedro, onde inspecionou reformas e rezou diante do túmulo de Pio X. Apesar de estar em convalescença, o Papa demonstrou alegria ao interagir com os fiéis, abençoando até mesmo o bebê de um casal de turistas.
A recuperação do pontífice, que inclui fisioterapia motora e respiratória, tem mostrado avanços. No entanto, os médicos recomendaram repouso por dois meses para garantir sua plena recuperação.