Ao todo, serão 28 municípios que terão atenção maior no litoral
Na manhã dessa sexta-feira, 15, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) participou do lançamento da Operação Estação Verão, em solenidade realizada no Centro Integrado de Cultura, em Florianópolis. A Operação vai até o dia 18 de fevereiro de 2024.
Estiveram presentes no evento, o governador do Estado, Jorginho Mello, o secretário de Segurança Pública, Paulo Cezar Ramos de Oliveira, o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, além de todos os secretários estaduais e representantes das Forças de Segurança envolvidos na Operação. Vários órgãos estaduais estarão atuando em conjunto para realizar respostas rápidas às necessidades da sociedade.
A Operação Veraneio, organizada em todo o litoral, como também nas nossas fronteiras e nas rodovias estaduais, tem por objetivo reforçar o contingente policial nas áreas de maior concentração de pessoas. A PMSC neste ano está utilizando ferramentas de análise de incrementos econômicos e sociais de anos anteriores para identificar a verdadeira demanda de cada região.
Desta forma, serão 28 municípios do litoral que terão atenção especial e terão um efetivo móvel de reforço de acordo com a demanda do dia, evento ou necessidade por qualquer outro tipo de intercorrência. Os 363 policiais recém formados no Curso de Formação de Sargentos também já participarão da Operação em suas novas funções.
Desde o inicio deste mês de dezembro a PMSC já está realizando o trabalho de Operação de Pré-Verão, ação preventiva e que ajuda a identificar pontos de maior atenção. Os eventos ao ar livre (como o Reveillon), vias gastronômicas, praias e vias de comércio são pontos de atenção e que receberão efetivo dioturnamente.
O comandante-geral reforçou as ações da PMSC durante a temporada. “A PMSC estará envolvida com a sua corporação em todos os momentos desta temporada de verão, tão importante para o nosso Estado. O comandante-geral salientou que a Polícia Militar Ambiental monitorará áreas de campo, a Polícia Militar Rodoviária fiscalizará a chegada dos turistas, onde aumentam o volume nas estradas catarinenses e as unidades especializadas, que estarão em pronto emprego, estarão realizando rondas e em atendimento às demandas do 190 e do aplicativo PMSC Cidadão.