Na tarde desta quarta feira, as instituições citadas, através da Divisão de Investigação Criminal de Joinville, 21a Promotoria de Justiça e PCI de Joinville localizaram, na localidade de Pirabeiraba, um canil clandestino, com 163 cães de raça em situação precária, notadamente os filhotes recém nascidos.
A investigação teve início a partir de denúncia efetuada à promotoria de justiça, dando conta da existência de uma grande estrutura destinada a reprodução de animais, em área de preservação ambiental.
A denúncia se confirmou, tendo sido verificadas, além da situação de maus tratos a animais domésticos e silvestre, indícios da prática de poluição no local. Verificou-se que o canil está construído ao lado de um rio, no qual são descartados irregularmente dejetos.
Também foram encontrados descartes irregulares de resíduos sólidos no local, medicações veterinárias com prazo de validade vencido, além de diversos animais com enfermidade aparente e uma ave silvestre em situação de maus tratos.
O canil possuía mais de uma centena de animais utilizados como matrizes, algumas em nítido estado de exaustão. Observou-se ainda que a alimentação servida aos animais estava em situação precária de higiene e acondicionamento.
O casal preso em flagrante ainda comercializava alimentos no local, mesmo diante das condições deploráveis de higiene do ambiente. Em decorrência, o casal foi preso pela prática de maus tratos e poluição, além do crime de corrupção de menores, uma vez que um menor de idade reside no local onde os crimes são praticados.
O local já foi periciado durante a diligência, tendo sido acionados para comparecimento ao local o Centro de Bem Estar Animal de Joinville e Vigilância Sanitária Municipal. Os animais foram todos cadastrados e microchipados e serão direcionados inicialmente a lares temporários. O casal preso passará hoje por audiência de custódia.