A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Divisão de Investigação Criminal de Itajaí (DIC), deu cumprimento na tarde da última sexta-feira, dia 11/08/2023, a mandado de prisão temporária em desfavor de KRM, homem de 19 anos.
KRM seria um dos executores de homicídio ocorrido no dia 06/03/2023, quando um homem de 18 anos, foi alvejado por disparos de arma de fogo na portaria de seu prédio, no bairro Fazenda, vindo à óbito no local. O autor dos disparos chegou ao local na garupa de uma motocicleta. Segundo apurado, a vítima, integrante de uma facção criminosa, teria descumprido regras do estatuto da organização e por isso teria sido “decretada”, jurado de morte, o que motivou o nome da operação.
No dia 26/06/2023 foi deflagrada a Operação Decretado para cumprimento de 13 ordens judiciais referentes ao caso, quando 4 suspeitos foram presos e 1 veio à óbito em confronto com as forças policiais. Na ocasião, KRM não foi localizado e encontrava-se foragido desde então. Na última sexta-feira KRM foi capturado quando circulava pelo bairro Conde Vila Verde, município de Camboriú.
O preso responde pelo crime de organização criminosa e homicídio qualificado pela emboscada e por motivo torpe, tendo sido encaminhado ao sistema penitenciário, onde permanece à disposição da Justiça.