A partir do período de festas de fim de ano, muitas residências aqui em São João Batista permanecem vazias, principalmente naquelas famílias aproveitam para realizar viagens de férias por longos períodos.
Para evitar que criminosos se aproveitem desse momento, e que o cidadão possa viajar tranquilo, a Polícia Militar orienta a população com dicas simples, que podem fazer a diferença.
1 – Não viaje sem que ninguém saiba. É importante que os familiares e vizinhos de confiança se organizem e se comuniquem, alertando o dono da casa sempre que perceber alguma coisa estranha no imóvel.
2 – Evite expor a rotina de férias nas redes sociais, pois é fator que contribui para que pessoas com más intenções, tenham acesso à localização de usuários da rede em tempo real.
3 – A segurança física do imóvel também é muito importante, como por exemplo reforçar, além do normal do dia a dia, a tranca de portas e janelas no período que estiver longe.
4 – É importante também o uso de câmeras, alarmes e outros equipamentos eletrônicos de vigilância, sempre que possível, pois, além de desencorajar o criminoso, favorece sua identificação em caso de o crime ser consumado.
5 – Outra dica é adotar atitudes que dificultem a percepção de imóvel vazio, como por exemplo luzes acesas nas varandas durante o dia e correspondências, revistas e jornais acumulados.
É importante ter a liberdade de poder viajar, mas também é preciso que cada um tenha o cuidado com sua residência para ter uma viagem mais tranquila.
Nesse período de férias, a Polícia Militar de São João Batista mantém o patrulhamento ininterrupto em toda a cidade, além do Programa Rede de Vizinhos em 9 bairros, com mais de quatrocentos integrantes interagindo entre si em grupos de WhatsApp.
Qualquer pessoa pode acionar as equipes da corporação por meio do Central Regional de Emergência, no telefone 190.