São João Batista superou a média de Santa Catarina no índice de abstenções no primeiro turno das Eleições 2018. De acordo com dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 18,08% do eleitorado da cidade deixou de ir às urnas. Número significa que 3.857 de eleitores que estavam aptos não compareceram às urnas. No Estado a índice foi de 16,30%.
Em 2014 as abstenções já haviam apresentado crescimento e ficado em 16%, média idêntica a registrada em Santa Catarina. E o número se manteve o mesmo para todos os cargos, ou seja, o eleitor se recusou a sair de casa. O índice é relevante, já que supera, a votação recebida pelo candidato do MDB ao Governo do Estado Mauro Mariani, que fez 2.882 votos.
Os chamados “votos perdidos” deve ser enfrentando agora no segundo turno, principalmente por membros da campanha de Gelson Merisio, que sofreu derrota na cidade no primeiro turno.
Demais municípios da região também registraram fortes abstenções. Em Tijucas 20,47% do eleitorado não compareceu, Canelinha 19,07% e Major Gercino 16,90%. Nova Trento foi onde as abstenções foram menores com índice 13,84%. Somadas chegam a 13.113 eleitores que não votaram no Vale do Rio Tijucas.