Pela primeira vez em Tijucas, candidatos a prefeito, vice e vereadores receberam de forma oficial um documento com pedidos e sugestões da classe empresarial. Uma carta de intenções com os principais anseios dos empresários e de entidades representativas da cidade foi entregue aos candidatos de Tijucas nesta terça-feira (20) no restaurante Guarnieri Cunha a partir de uma iniciativa da ACIT, CDL e Núcleo de Jovens Empresários. A cerimônia contou com a presença de candidatos, associados, imprensa e representantes de entidades parceiras.
Intitulado Voz Única, o projeto, da Facisc (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina) tem por objetivo unificar a voz da classe empresarial em torno das questões e bandeiras em prol do desenvolvimento econômico das cidades catarinenses. Para isso, as entidades conduzem um levantamento das necessidades locais sob a ótica empresarial para subsidiar os planos de ação dos governantes. O conjunto de propostas apresentado às coligações foi baseado em consultas aos diretores das entidades e nucleados, além de representantes de outras entidades da cidade que também auxiliaram na sugestão de temas e atuam como apoiadoras do projeto.
Durante a solenidade de abertura o presidente da ACIT, Rogério de Souza, falou sobre a importância de aproximar candidatos e empresários para pensarem no futuro da cidade. “Nosso encontro hoje é suprapartidário, é uma reunião de trabalho que visa acima de tudo, pensar no melhor para Tijucas. E por isso a importância de apresentarmos aos futuros governantes os anseios do empresariado local”, disse.
O presidente da CDL, Luciano Spengler também cumprimentou os participantes. “Ficamos felizes por poder apresentar aos candidatos temas que a classe empresarial entende como prioridades hoje em Tijucas e com isso, nos sentimos mais atuantes, colaborando com a futura gestão. Afinal, de nada adianta ficarmos alheios ao processo hoje e mais tarde criticar aquilo que já poderia ter sido sugerido por todos nós”, afirmou.
Na sequência, o coordenador do Núcleo de Jovens Empresários de Tijucas, Daniel Luz, apresentou as propostas sugeridas pelo empresariado local, as quais instituíram como bandeiras a serem defendidas, temas como: Infraestrutura e Urbanismo, Serviços Públicos, Segurança, Turismo, Apoio ao Empresário e ao Empreendedorismo e Del (Programa de Desenvolvimento Local) que é um programa elaborado pela Facisc e que foi trazido para Tijucas pela ACIT e pela CDL. O tema foi abordado em maiores detalhes pela consultora regional da Facisc na Grande Florianópolis, Carina Casanova.
Na oportunidade o diretor de Assuntos Institucionais do Sescon, José Carlos de Souza também entregou uma carta de intenções do setor contábil aos candidatos.
Em seguida, cada um dos candidatos a prefeito teve cinco minutos para se manifestar sobre o projeto e para afirmar se assumiriam o compromisso de discutir os temas levantados em seus futuros governos. Em suas falas, ambos elogiaram a atitude dos empresários e das entidades, de forma geral, de promover o encontro e de buscar a unificação de pedidos da classe empresarial.
O encontro foi finalizado com a assinatura do documento por cada um dos candidatos presentes, incluindo os candidatos a vice-prefeito e vereadores. O projeto Voz Única não ficará limitado ao período eleitoral. Um encontro com os futuros governantes já foi pré-agendado para julho de 2017 a fim de avaliar os primeiros meses de governo e acompanhar o andamento das reivindicações feitas aos gestores nesta primeira etapa.
Em Tijucas, atuam como parceiros do Voz Única as entidades: OAB/SC – Subseção do Vale do Rio Tijucas; Lions Clube de Tijucas; SESCON Grande Florianópolis; AREERB (Associação Recreativa e Esportiva Everton Rodrigues Bastos) que representa os Policiais Militares do Vale do Rio Tijucas; e Incevale (Incubadora e Empresas do Vale do Rio Tijucas).
Confira abaixo as propostas que constam da Carta de Intenções entregue nesta terça-feira (20).
INFRAESTRUTURA E URBANISMO
- Revitalização do centro da cidade.
- Reestruturação das áreas de estacionamento público;
- Implantação do contorno viário.
- Criação, ampliação e melhorias nas ruas, calçadas e ciclovias.
- Implantação de lixeiras nas ruas e praças.
SERVIÇOS PÚBLICOS
- Manter a transparência na gestão municipal
- Fazer e apoiar a reforma administrativa municipal, tendo como principal ponto a reestruturação dos cargos comissionados e exigência de qualificação técnica para ocupação dos mesmos.
- Implantar e apoiar a criação do “SIMPLIFICA TIJUCAS”, local em que possa reunir os principais serviços de atendimento e apoio ao empresário, como vigilância sanitária, JUCESC, tributos, alvarás, SINE, entre outros serviços de atendimento ao empresário.
SEGURANÇA
- Apoio e esforço na criação da Guarda Municipal.
- Desburocratização e agilidade nos projetos e licitações dos convênios já existentes.
- Estabelecimento de cobranças constantes junto às autoridades competentes para que sejam articulados e criados projetos que visem à melhoria das Polícias Civil e Militar, tendo como principais ações: aumento de efetivo, aumento e renovação da frota, bem como, melhorias na condição de trabalho dos policiais com investimentos em equipamentos e tecnologia.
TURISMO
- Criação do Mercado Público Municipal.
- Criação do calçadão e novas áreas públicas de lazer, principalmente aproveitando a beira rio.
- Incentivo e investimentos ao Turismo Rural.
- Revitalização dos casarões antigos.
APOIO AO EMPRESÁRIO E INCENTIVO AO EMPREENDEDORISMO
- Aplicar, de acordo com o porte, isenção ou redução de impostos para novas empresas no primeiro ano de existência.
- Implantar cobrança do ISS conforme estimativa de faturamento fixo anual.
- Incentivar e implantar a criação do Polo Tecnológico de Tijucas.
- Reavaliação da lei de incentivo, para fomentar a vinda de novas empresas e ampliação das já estabelecidas no município.
- SINE – Identificar as principais demandas dos empresários e capacitar os candidatos a uma vaga de emprego antes de indicá-los às empresas.
- Criar o conselho municipal da juventude.
- Implantação da disciplina de empreendedorismo nas escolas do município.
- Criar, apoiar e incentivar ações que promovam o empreendedorismo.
DEL – DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
- Participar efetivamente, apoiando e incentivando as ações e respeitando as decisões do conselho, já que o mesmo é presidido pelo Prefeito do município.
- Criação de um Fundo de Municipal de Desenvolvimento para execução de ações do programa.
Vale lembrar que além destes temas também recebemos outras inúmeras e significativas propostas que passam pelos setores de educação, meio ambiente, assistência social e outros aspectos que não puderam ser destacados neste momento específico, porém, já estão incluídos nas discussões e projetos do DEL (Programa de Desenvolvimento Econômico Local) – que é também uma de nossas bandeiras.
KARINA DUARTE PEIXOTO SILVA