“Será que o senhor acha que tem algum palhaço aqui nesta casa?”, soltou o vereador Carlos Francisco da Silva, o Carlinhos do PP, ao se referir a posicionamento do colega Betinho Souza (PPS) em apoiar a reeleição da deputada Federal Carmem Zanotto, apesar de dizer ser contra a reeleição. Souza já vinha recebendo críticas da bancada de situação e agora também virou alvo da oposição na Câmara de Vereadores.
“Vossa excelência cospe no chão e lambe. Diz que é 100% contra a reeleição e apoia uma candidata à reeleição. Para de falar então. Vossa excelência diz uma coisa e não cumpre”, disse o veterano da Câmara. Carlinhos está no Legislativo a sete mandatos e apesar de se manter na oposição, nesta legislativa moderou o discurso contra o Executivo Municipal. O pepista também repudiou o discurso de Betinho contrário a emendas parlamentares. “Quero ver qual município nesse pais vive sem emenda parlamentar”, afirmou Carlinhos.
Betinho se tornou foco da sessão desta segunda-feira (15), após ter respondido a fala do vereador Leoncio Cypriani (MDB) na reunião anterior. O emedebista elogiou a votação de Souza para deputado Estadual, mas apontou que a responsabilidade aumentaria. Cypriani citou projetos de origem do Executivo em que o opositor teria votado contra, apesar de a maioria dos parlamentares terem sido favoráveis.
Além de Carlinhos, Leoncio e Rubia Tamanini (PSD) também elevaram o tom contra o colega. Sessão delimitou o que deve ocorrer nos próximos meses e o comportamento das bancadas. Legislativo deverá ser dividir em bancada de situação, oposição e a atuação independente de Betinho Souza. Vai refletir também nas votações de requerimentos que não terão mais voto automático dos integrantes da oposição.
Ouça como foi:
Betinho:
Carlinhos:
Leôncio:
Rúbia: