Durou pouco a festa da Rede Sustentabilidade em São João Batista. Partido que nasceu com três vereadores, pode ficar sem nenhum após cinco meses. Rede rompeu e a representação política conquistada de uma hora para outra, escapa para outras siglas. Filiado no partido de Marina Silva, Vilmar Machado, Fernando Perão e Sebastião Formento formavam uma das maiores bancadas da Câmara.
Não houve divergências entre os membros da Rede, que é comandada pelo advogado Nelson Zunino Neto, mas um entendimento se consolidou. Para os políticos que ocupam cadeira na Câmara de Vereadores, permanecer na sigla seria sepultar a possibilidade de conquistar a reeleição em outubro. Falta de organização na Executiva Estadual e dificuldade em estruturar no município, tornam os riscos reais.
Fernando Perão, oficialmente já deixou o novo partido. Deve ingressar no PR do deputado Mário Marcondes. Já Vilmar Machado, conversa para ingressar no Partido Progressista (PP), do ex-prefeito Aderbal Manoel dos Santos. Sebastião Formento, também vai pular fora. Ainda não definiu qual sigla vai defender. Nelson Zunino Neto que deixou o PPS para fundar a Rede Sustentabilidade afirma que vai permanecer na sigla e estruturar a executiva para o pleito de outubro.