Por trás de cada candidato a prefeito, há um vice pensado para dar robustez nas chapas que vão disputar a eleição de novembro. Em São João Batista as alianças estão formadas e os nomes dos quatro nomes já definidos. Almir Peixer, o Déio do Gás (PSL), Fábio da Ravel (PP), Maurício Nascimento (PL) e Claudio José Soares (PSC) juntam-se aos candidatos a prefeito.
Primeiro vice a ser anunciado foi na chapa da Pastora Fernanda Adorne (PSC). A escolha foi definida ainda no ano passado. Escolha foi pelo médico cardiologista e coronel de reserva do Exército, Cláudio José Soares. Natural de Brusque, ele foi criado na Ribanceira do Norte em São João Batista. É filho de José Claudino Soares e Bernadet Carmizini Soares.
A escolha de Estevan Nascimento, foi por um nome que carrega seu sobrenome, mas não tem parentesco. Mauricio Nascimento será o vice. Ele é irmão do ex-deputado estadual Mário Marcondes do Nascimento. Mauricio é servidor da tesouraria da Assembleia Legislativa há 38 anos.
Escolha do pré-candidato Pedro Alfredo Ramos, o Pedroca (MDB), foi pelo vereador Almir Peixer, o Déio do Gás (PSL). Déio foi eleito para ocupar uma cadeira na Câmara de Vereadores em 2016 e atuou na linha de frente de defesa do Governo Municipal. Assumiu o posto de vice após surpreender os colegas em discurso no Legislativo, dizendo que também queria a vaga.
Último vice escolhido para formação de chapa neste ano, foi Fábio Norberto Sturmer, o Fábio da Ravel (PP). Empresário do ramo Calçadista, foi o terceiro mais votado na eleição de 2016. Natural do Rio Grande do Sul, teve atuação marcada na Câmara com a criação da lei que estabeleceu a Semana Farroupilha em São João Batista, que estabelece atendimento prioritário para autistas entre outros.
As escolhas ainda deverão ser submetidas as convenções partidária que devem ser realizadas até setembro. Eleições deste ano estão marcadas para novembro.