A 53a Zona Eleitoral diplomou prefeitos, vices e vereadores eleitos no pleito do dia 02 de outubro, em São João Batista, Nova Trento e Major Gercino. A sessão solene ocorreu no fim da tarde de sexta-feira, e lotou as dependências do Centro Cultural Professora Maria Roselene Duarte Clemes, em São João Batista.
De acordo com o juiz eleitoral, Alexandre Murilo Schramm, após receberem os diplomas, o próximo passo dos eleitos é a posse, no dia 1o de janeiro. “É uma solenidade importante e é o coroamento de todo um período eleitoral. Uma vez diplomados eles estão aptos a tomarem posse e a entrarem no exercício dos cargos”, disse Schramm.
Para o prefeito eleito de Major Gercino, Valmor Pedro Kammers, o Valmor do Pita (PSDB), é uma satisfação receber o diploma das mãos do juiz eleitoral. “É uma satisfação muito grande e quero agradecer ao povo de Major e minha família”, destaca.
Da mesma forma, o vice eleito, Moacir Batisti (PP) acredita que o Executivo fará um bom trabalho a todos que confiaram o voto no dia 02 de outubro. “Fui três vezes vereador e, agora, ser vice-prefeito é uma satisfação”, informa.
Pela primeira vez como candidato a vereador, Wilson Sens (PP), do distrito de Pinheiral, foi o mais votado em Major Gercino. “É uma glória muito grande, pois sou marinheiro de primeira viajem, mas vou me dedicar ao máximo para bem representar nossa cidade”, disse.
Em férias, o prefeito eleito de Nova Trento, Gian Francesco Voltolini (PP) não recebeu o diploma nesta sessão, o que deve ocorrer em outra oportunidade. Com isso, Jaison Moacir Marchiori recebeu como vice eleito. Da mesma forma, os vereadores também marcaram presença. Entre eles, Genésio Luiz Piazza, o Édo (PMDB). “É com muita alegria, pois esse diploma representa a vontade dos eleitores que votaram em mim”, analisa.
Pela segunda vez eleito vereador em São João Batista, Éder Vargas (PMDB) espera a união no Poder Legislativo. “É com muito orgulho que serei vereador pela segunda vez em nossa cidade. Espero que o Poder Legislativo seja unido”, disse.
Vale ressaltar que o vereador mais vezes eleito na Capital Catarinense do Calçado, Carlos Francisco da Silva, o Carlinhos (PP), não compareceu ao ato. No entanto, Pedro Alfredo Ramos, o Pedroca (PMDB) recebeu o diploma de vice-prefeito, assim como Daniel Netto Cândido (PSD), como prefeito. Segundo ele, foi uma vitória pessoal. “Sim, pois agora fui eleito com mais legitimidade, pela população que analisou o nosso bom trabalho”. Daniel diz que o próximo passo são as definições dos nomes que vão ocupar as Secretarias Municipais. “Vamos começar a definir. Estamos conversando com várias pessoas e vamos ver quem melhor se encaixará no perfil que buscamos para nossa Administração”, analisa.
Quem também prestigiou as diplomações dos eleitos da comarca foi o deputado estadual Mário Marcondes do Nascimento (PSDB). Natural e com família em São João Batista, o deputado Mário diz que o momento é importante na vida dos políticos. “É um momento cívico e que demonstra a vontade popular que os elegeram em 02 de outubro”, informa.
Após a diplomação dos eleitos, agora eles estão aptos para tomarem posse que vai ocorrer no dia 1o de janeiro.
Ouça a Reportagem