Mudanças no quadro de funcionários comissionados da Prefeitura de São João Batista, já eram esperados para fim dos primeiros três meses da gestão do prefeito Pedro Alfredo Ramos, o Pedroca (MDB), e já começaram. Serão atingidos principalmente cargos de ‘indicação política’ que estejam ligados a gestão, do ex-prefeito Daniel Cândido (PSL).
Intenção é que a gestão tenha cada vez mais a ‘cara’ e ‘jeito’ de Pedroca, e deverá mexer até com figuras do primeiro escalão da Administração Municipal. Entre as exigências do prefeito está que os secretários funcionem mais com ação e menos com divulgação e redes sociais, que era prática de governo na gestão anterior.
Nesta semana a diretora do Sisam, Andréia Costa, se afastou por um período de 30 dias, e no lugar entrou o assessor de gabinete Plácido Vargas. Oficialmente Andreia se afastou para tratamento de saúde, mas de acordo com informações de bastidores, Vargas poderá ser efetivado no cargo. Também haverá alteração no Planejamento, Departamento de Compras e até a Secretaria de Administração está em análise.
Um grupo de servidores efetivos que ocupam cargos de confiança, receberão férias, e no retorno serão remanejados dentro da estrutura administrativa. Foram levantados casos de funcionários que estão com mais de quatro férias acumuladas.
Uma lista de demissões de cargos de confiança está na mesa de Pedroca, e em alguns casos não haverá reposição, com objetivo de reduzir a pressão nas contas públicas. Fonte ouvida pela reportagem aponta que o prefeito solicitou que os gastos com folha sejam reduzidos, priorizando investimentos na saúde, assistência social, limpeza da cidade e finalização de obras que estão em execução.
Em janeiro, Pedroca já havia informado que o primeiro e segundo escalão da Administração Municipal passaria por um período de avaliação, e ao fim dos primeiros 90 dias de gestão faria mudanças. Alterações, no entanto, já ocorreram. A chefia de gabinete passou para as mãos de Juliano Peixer após a saída de Maxiliano de Oliveira, que foi para o Hospital Infantil; e a Secretária de Obras para Gélio de Oliveira.