Na próxima semana o prefeito Pedro Alfredo Ramos, o Pedroca, viaja a Brasília onde terá agenda nos principais ministérios, com deputados e senadores, para tratar dos problemas decorrentes da enchente em São João Batista. Expectativa é que a articulação resulte na liberação de recursos para executar a recuperação da infraestrutura da cidade e do interior, além de assistências a famílias, indústrias e comércio que foram impactados com as cheias.
De acordo com Pedroca, o foco é a recuperação do município e garantir que todas as pessoas afetadas consigam retomar suas vidas. Nesta sexta-feira (09), por exemplo, os técnicos da Administração trabalharam no mapeamento das áreas afetadas, com objetivo de enviar para a Caixa Econômica Federal e iniciar a liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Reunião com representantes do banco público já deixou alinhada a questão.
O prefeito também participou de reunião com empresários, que tiveram suas produções e equipamentos prejudicados com a chuva. Diálogo visa encontrar formas de auxiliar a indústria a recuperar as perdas e impedir que aconteçam demissões, o que poderiam ampliar os efeitos sociais da enchente. “Não há como parar nesse momento. Precisamos trabalhar para que a cidade volte a normalidade o mais rápido possível”, afirma.
Entre as estratégias para captação de recursos para o município, além da ida de Pedroca a Capital Federal, também está sendo articulada visita dos vereadores batistenses aos deputados que tenham apoiado na última eleição, ou que tenham acesso, para que aja uma força tarefa na captação e celeridade na transferência.
Pedroca afirma que o governador eleito e sua equipe também estão sensíveis aos problemas de São João Batista. Durante a reunião do fórum parlamentar da Defesa Civil, em que participou nesta semana, e que ganhou notoriedade após o prefeito ter cobrado as lideranças e abandonado o local, a nova vice-governadora Marilisa Boehm conversou com o batistense e garantiu que vai articular apoio para o município.