A primeira sessão realizada pelos vereadores mirins de São João Batista, em 2019, contou com a eleição da mesa diretora. Duas chapas concorreram a disputa onde por seis votos favoráveis Gustavo Henrique Boll Alves foi eleito presidente. Junto a ele, Mariana Mafra Peixer assume a vice-presidência, Nathalia Duarte é a primeira secretária e Djulli Aparecida Marques Crispim é a segunda secretária.
A eleição ocorreu no fim da tarde de quarta-feira, 27, na Câmara de Vereadores e contou com a presença de dez vereadores mirins. A chapa dois, que tinha na disputa a presidente Fernanda Helena Cardoso, recebeu quatro votos. Além do presidente do Poder Legislativo de São João Batista Éder Vargas, o secretário de Educação Edesio Pedrinho Tomasi também participou da sessão.
Vargas destacou a importância de dar continuidade a esse projeto e dessa forma aproximar os jovens da política, de forma sadia. “A Câmara de vereadores, por meio dos edis e das colaboradoras irá buscar sempre qualificações e ações para trabalhar com cada um dos jovens”, destacou.
O secretário de Educação parabenizou todos os presentes e falou sobre a importância do aproveitamento dos ensinamentos que serão ofertados a eles. “Vocês tem a oportunidade que muitas gerações não tiveram, de conhecer o que é Política, de poder se aproximar dessas questões. Quero também destacar que a secretaria de Educação está sempre de portas abertas para ouvir as reivindicações de vocês. Nos encaminhem as indicações, requerimentos, pois essa parceria irá nos aproximar”, enfatizou.
Com a palavra, o presidente
O presidente eleito Gustavo usou a tribuna para agradecer os votos recebidos. “Quero usar a palavra para agradecer, a minha família que me apoia nessa experiência onde tenho a certeza que irá contribuir para a minha formação como cidadão e aos meus colegas que votaram em mim, pois foram eles que me oportunizaram por meio do voto de confiança hoje representar os jovens da nossa cidade. Estou ansioso para os novos desafios que virão e o aprendizado que tem por vir”, disse.
O projeto
O Vereador Mirim é o Projeto de Resolução nº 06/2017, proposto pela mesa diretora do Poder Legislativo. O número de vereadores eleitos serão 11, tendo o número proporcional por escola ao número de alunos matriculados em cada instituição de ensino, participam a Escola de Educação Básica Lídia Leal Gomes, Escola de Educação Básica Professora Araci Espíndola Dalcenter e Escola de Educação Básica Alice da Silva Gomes.