Os vereadores mirins que foram eleitos no município de Nova Trento foram empossados na manhã de quinta-feira, 30, em sessão solene que realizou-se no Salão Paroquial São Virgílio, no Centro. O ato contou com a presença dos pais, professores e estudantes, além de autoridades municipais, com destaque ao vice-prefeito Jaison Moacir Marchiori, secretário de Educação, Luiz Carlos Orsi e o presidente do Poder Legislativo, Carlos Roberto Orsi. A juíza da comarca Maria Augusta Tridapalli, que é natural de Nova Trento, também marcou presença nesta solenidade.
Os novos vereadores mirins participaram de um processo eleitoral realizado pela Câmara Municipal de Vereadores em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Nesta posse, receberam os certificados para o mandato de dois anos, os estudantes Anderson Gustavo de Andrade (EEB Francisco Mazzola), Antônio Carlos Wilcke Peixe (EEBM João Bayer Sobrinho), Carolina Burigo Raota (EEB. Francisco Mazzola), Maria Luiza Voltolini (EEB Francisco Mazzola), Maurício Rodrigues (EEBM Professor Francisco João Valle) Michel Meurer (EEBM Professor Francisco João Valle), Natália Beatriz de Souza (EEBM Aguti), Sara Speranzini (EEB Francisco Mazzola) e Suelen Cristina Zierke (EEBM João Bayer Sobrinho).
Para a aluna Natália Beatriz de Souza fazer parte desse projeto é importante, pois se tem a oportunidade de conhecer mais sobre o trabalho do legislativo e, desta forma, contribuir com a sociedade. “Muito legal poder representar nossa comunidade como vereadora mirim”, destaca Natália.
Da mesma forma, a diretora da Escola do Aguti, Tamires Leite, analisa que o projeto é importante pois é uma oportunidade em que os alunos têm de se inserir no contexto dos assuntos do município. “Ainda mais nossa escola que fica no interior. Então todos adoraram participar de todo esse processo. Estamos felizes em poder ter uma representante de nossa escola”, finaliza a diretora.
Projeto iniciou em agosto
O processo eleitoral para as eleições dos nove vereadores mirins de Nova Trento teve início no mês de agosto, com palestras realizadas nas unidades escolares ministradas pela equipe da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira da Alesc – Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. Entre os temas abordados, destaca-se a importância da cidadania, além das funções do legislador.
Depois, o Poder Legislativo, junto com a Secretaria Municipal de Educação e as unidades escolares desenvolveram os processos eleitorais. Desta forma criou-se partidos políticos com as escolhas dos respectivos candidatos. Comícios e debates fizeram parte da campanha e, enfim, as eleições.
O secretário de Educação Luiz Carlos Orsi enalteceu a importância desse projeto. “Creio que é preciso falar e fazer politica na essência da palavra. E essa geração é o futuro da cidade e do país”, analisa.
A juíza Maria Augusta gostou de participar da posse dos vereadores mirins. “É um momento salutar de se debater política e mostrar aos estudantes qual o melhor caminho. Ainda mais nesse momento conturbado que o Brasil vive”, finaliza.
Ouça a Reportagem