Partido já nasce com três vereadores, e filiações para compor nominata na disputa por vagas no Legislativo em 2016. Assim está sendo criada a Rede de Sustentabilidade, partido de Marina Silva, em São João Batista. Entre os filiados estão Vilmar Francisco Machado, Fernando Perão e Sebastião Formento, ambos já ocupantes de cadeiras na Câmara batistense. Além deles, Nelson Zunino Neto, Paulo Sérgio Venera, o Paulinho da Ambulância e Alexandre Barros Macedo já estão filiados a nova sigla.
Outras adesões devem ser confirmadas nesta segunda-feira (28), dia também que deve ser oficializada a saída deles do PPS, PSD e PTB. Como se trata de um novo partido, os vereadores não correm riscos de perder os cargos por infidelidade partidária. A Rede se torna também uma das maiores bancadas do Legislativo. O Partido Progressista tem três vereadores, a Rede também três, o PMDB dois e o PSC somente um.
Criação do novo partido em São João Batista causou surpresa, já que não haviam indicativos. Até poucas semanas, o PPS, capitaneado por Nelson Zunino Neto, buscava novos filiados para os socialistas. A Rede é o partido de Marina Silva, que teve problemas de inscrição na Justiça Eleitoral e só agora conseguiu registro. Ainda não existe prazo para implantação da Executiva Municipal.
JÁ O PPS
O PPS, no entanto, não vai acabar em São João Batista. As articulações seguem para que o partido continue, já que possui grande número de filiados. Nos bastidores existem informações que o radialista Moacir Muniz, deve assumir o comando dos socialistas, ao lado do pastor Jardel Juliano, do empresário Wanderley Zunino, do esportista Sebastião Mello e outras lideranças. A nova composição já tem o aval da presidente estadual, deputada federal Carmen Zanotto.