Com a aproximação do período final para as convenções e oficialização das candidaturas a prefeito e vereadores, o PMDB vem se firmando como partido com maior número de candidatos a majoritária no Vale do Rio Tijucas. Dos cinco municípios que compõem a região, quatro terão candidatos emedebistas para prefeito.
São João Batista é a única cidade em que o partido será coadjuvante, indicando o vice na chapa de Daniel Cândido. Na quinta-feira (21), o deputado Federal, Rogério Peninha Mendonça esteve na cidade e se reuniu com lideranças do partido para confirmar a indicação de Pedro Alfredo Ramos, o Pedroca, como candidato a vice-prefeito.
Em Major Gercino os peemedebistas vão lançar em convenção marcada para o dia 29 a candidatura de Valmor da Silva. Sigla tenta retomar o comando do município após quatro anos fora da estrutura da Prefeitura. O candidato a vice deverá sair do PDT, com Salmir Zunino.
Na Terra de Santa Paulina o partido conseguiu se organizar cedo e já tem uma estrutura de campanha praticamente pronta. Sandra Regina Eccel vai encabeçar a disputa. A sigla conseguiu atrair o apoio do ex-prefeito Godofredo Tonini (PR), que entra na campanha como vice na chapa. Os dois já realizam visitas e reuniões com partidos que devem compor.
Dúvidas ainda existem no PMDB de Canelinha. O nome que até agora aparece como o virtual candidato é do ex-prefeito Moacir Montibeller. Apesar disso, em visita a cidade o deputado Peninha apresentou Jair Puel como “um dos nomes mais cotados para disputar a prefeitura esse ano”. Uma suposta saída de Montibeller da eleição deste ano mudaria o jogo político na cidade.
Já Tijucas definiu seu candidato cedo. Em pré-convenção o PMDB decidiu apoiar Elmis Mannrich e não permitir que Valério Tomazi concorresse a reeleição. O partido teve meses de tensão com as brigas internas, perda de lideranças e vereadores que deixaram a sigla e se filiaram ao PSD.