Assembleia Legislativa aprovou na tarde de quarta-feira, 12, projeto de lei que institui a Rota Turística Caminhos de Santa Paulina no Estado de Santa Catarina. O objetivo é reconhecer o potencial turístico de um trajeto de aproximadamente 60 quilômetros, entre os municípios de Nova Trento e Camboriú, percorrido por Madre Paulina em 1899 para a inauguração de uma igreja. Essa história foi resgatada pelo escritor, historiador e museólogo Isaque da Borba Corrêa, que recebeu uma moção da Alesc pelo trabalho.
O PL pretende incentivar o turismo religioso na região e possibilitar investimentos do poder público no caminho, de tal forma a melhorar a estrutura do local e atrair mais visitantes, e, ao mesmo tempo, resgatar a história da primeira santa brasileira.
O prefeito de Nova Trento, Gian Voltolini, afirmou que a proposta será importante para a busca de recursos junto ao governo estadual. O município, onde está o Santuário de Madre Paulina, recebe aproximadamente 900 mil visitantes por ano.
“Nova Trento é o segundo maior polo indutor de turismo em Santa Catarina. Temos um turismo que não é sazonal, que ocorre o ano todo. Esse projeto certamente vai incentivar ainda mais esse turismo”, disse o prefeito.
Agora seguirá para análise do governador Eduardo Pinho Moreira.
Ouça o prefeito Gian Voltolini
Foto: Alesc