A primeira convenção estadual para as eleições 2018 em Santa Catarina ocorreu no Diretório Estadual da Rede Sustentabilidade, em Florianópolis. No encontro, os filiados consolidaram a candidatura de Rogério Portanova ao Governo do Estado e de Miriam Prochnow e Diego Mezzogiorno ao Senado, além de outras 09 candidaturas para deputado federal e 12 a deputado estadual. O evento realizou-se no dia 20 de julho.
“Nossas propostas seguem os valores da Rede na busca do desenvolvimento ecologicamente equilibrado, socialmente justo, economicamente viável e culturalmente diversificado”, destacou Portanova. O pré-candidato ao Governo do Estado é professor da Universidade Federal de Santa Catarina, onde atua como coordenador de Gestão Ambiental na UFSC em Florianópolis. É Mestre em Direito pela UFSC e Doutor em Ciência Política pela Universidade Paris VIII, na França. Tem pós-doutorado em Direito do Ambiente pela Universidade Lusíada de Lisboa.
O presidente estadual da REDE SC, Nelson Zunino Neto, conduziu o encontro e alertou para a possibilidade de novas candidaturas a deputado federal e estadual. A convenção segue em aberto para consolidar outros nomes em futuros encontros até 5 de agosto.
ALIANÇAS
Outro tema foi a possibilidade de coligação, debate que irá se manter nas próximas semanas. A convenção ocorreu um dia após a vinda da presidenciável Marina Silva, liderança maior da Rede Sustentabilidade, a Santa Catarina. No estado, Marina disse que a melhor aliança será com os 200 milhões de brasileiros e, no caso dos partidos, cogitou apenas alianças programáticas para o pleito.
Zunino fez uma avaliação do momento da Rede em SC. “A visita da presidenciável Marina Silva evidenciou sua receptividade junto aos movimentos sociais, lideranças setoriais e empresariado catarinense e deu um novo impulso às estratégias da Rede SC. A nossa convenção mostrou que estamos unidos e confiantes em obter bons resultados em 2018”, destacou.