O prazo para se inscrever no programa Desenrola Brasil, destinado à renegociação de dívidas, termina nesta segunda-feira, dia 20. Segundo o governo federal, até a véspera do encerramento, 15 milhões de pessoas já renegociaram suas dívidas, totalizando cerca de R$ 52 bilhões. Os descontos oferecidos pelo programa chegaram a uma média de 83% do valor original das dívidas.
Esta etapa do Desenrola Brasil é destinada a pessoas com renda de até dois salários mínimos ou inscritas no CadÚnico, com dívidas de até R$ 20 mil contraídas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022. Em alguns casos, os descontos podem ultrapassar 96% do valor devido. Os pagamentos podem ser feitos à vista ou parcelados, sem entrada, em até 60 meses.
*Dívidas abrangidas pelo programa*
Além de dívidas bancárias como cartões de crédito, o Desenrola inclui contas atrasadas de setores como educação, energia, água, telefonia e comércio varejista. A plataforma permite parcelar a negociação de dívidas, mesmo com bancos onde o devedor não possui conta, escolhendo a melhor taxa de parcelamento disponível.
O programa também oferece a opção de consolidar todas as dívidas em uma única negociação, permitindo o pagamento à vista em um único boleto ou PIX, ou financiando o valor total no banco de preferência. Esta facilidade está disponível para quem possui duas ou mais dívidas aptas à renegociação na plataforma do Desenrola.
*Como acessar o Desenrola Brasil*
Para acessar o Desenrola, é necessário ter uma conta gov.br. Usuários com contas de nível bronze, prata ou ouro podem visualizar as ofertas de negociação e parcelar o pagamento. O programa também pode ser acessado por meio de canais parceiros, sem necessidade de conta gov.br.
O Ministério da Fazenda autorizou parcerias com agentes financeiros e birôs de crédito para facilitar o acesso ao Desenrola Brasil. Nos últimos meses, o programa passou a estar disponível através dos sites e aplicativos da Serasa Limpa Nome, Itaú Unibanco, Santander e Caixa Econômica Federal. Com essa integração, clientes elegíveis podem verificar ofertas do Desenrola e realizar pagamentos diretamente no site do programa, sem necessidade de um novo login.