
O calor começa a se despedir enquanto uma massa de ar frio avança sobre o Brasil, trazendo consigo temperaturas mais baixas e o clima típico do outono. Segundo o Climatempo, o mês de abril já começa com uma reviravolta climática causada pela passagem de duas frentes frias no país.
A primeira frente fria se formará no litoral de Santa Catarina na sexta-feira, 28 de março, provocando mudanças no tempo, como aumento da umidade e virada de ventos no Sul do Brasil. Este sistema, no entanto, deverá deslocar-se rapidamente para alto-mar.
Já a segunda frente fria está programada para a segunda-feira, dia 31. Este sistema terá maior impacto, intensificando a umidade e derrubando as temperaturas, marcando oficialmente o primeiro pico de frio do ano nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Fenômeno impactará especialmente o Sul do Brasil O efeito será sentido principalmente em estados como Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Nessas regiões, além da queda acentuada de temperatura, haverá registro de chuvas fortes no início da semana. Áreas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul também experimentarão temperaturas mais baixas e umidade elevada. No Sudeste, o frio deverá chegar no sábado, dia 5 de abril.
Apesar da chegada do frio, o Climatempo reforça que as temperaturas não serão extremas, ficando apenas abaixo da média para esta época. Essa transição climática, após um outono inicial com predominância de tempo quente e seco, traz as condições mais características da nova estação.
É o momento de tirar os casacos do armário e se preparar para os dias mais frescos. Outono, estamos prontos!