O Ministério da Educação (MEC) respondeu diretamente aos alunos, conforme documento obtido pelo g1, após candidatos expressarem desespero diante da possibilidade de não serem selecionados até 30 de abril, data final do processo seletivo.
Candidatos que se inscreveram para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2024 relatam que problemas no processo seletivo do MEC estão causando transtornos na convocação de novos alunos da lista de espera.
Os estudantes, que competem por mais de 67 mil vagas para obter empréstimos e financiar a graduação, descrevem falhas técnicas, longas esperas na lista de espera e outros problemas que, em sua visão, exigiriam a extensão do prazo de inscrições.
Apesar disso, o MEC informou por e-mail a esse grupo que não modificará as datas do programa. Até o momento da última atualização desta matéria, o MEC não havia respondido às perguntas feitas pelo g1.
Resumindo as reclamações dos estudantes:
– O sistema eletrônico para envio de documentos apresenta problemas técnicos desde o início do processo, atrasando os procedimentos subsequentes;
– As listas de espera não estão progredindo conforme o esperado, o que significa que milhares de alunos não aprovados na primeira chamada aguardam convocação;
– Alguns candidatos estão sendo aprovados em mais de uma opção de curso, o que vai contra as regras do Fies;
– O prazo final do Fies é 30 de abril e, apesar dos problemas relatados, o MEC afirma que não há planos de prorrogação.
Além disso:
O edital do Fies 2024 foi publicado apenas em 7 de março, quase dois meses após a divulgação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) — em 2023, o documento foi divulgado em 27 de janeiro, antes das notas do exame.
As inscrições do Fies encerraram em 18 de março, após algumas universidades já terem iniciado o ano letivo. Isso fez com que os aprovados, que ainda precisavam passar por todo o processo de pré-aprovação e matrícula, perdessem as primeiras semanas de aula.