Com a missão de “Capacitar crianças, adolescentes e adultos para resistirem às drogas e à violência, através de ações de polícia ostensiva de caráter educacional, realizada por policiais militares habilitados, em instituições públicas, privadas e comunitárias, integrando Polícia Militar, família e escola para a valorização da vida e a construção de uma sociedade mais justa, sadia e feliz” (planejamento estratégico 2009) o Programa Educacional de Resistência às Drogas – Proerd vem, a cada ano, atingindo índices que tem chamado a atenção de muita gente.
Há quase um mês teve início em São João Batista, tanto na rede municipal, quanto na estadual, mais uma edição do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD.
O programa é desenvolvido nos 5º anos e tem o objetivo de transmitir uma mensagem de valorização à vida e da importância de manter-se longe das drogas. O PROERD é estruturado em lições, ministradas por um policial militar que além da sua presença física em sala de aula, atua também como educador social propiciando um forte elo na comunidade escolar em que desenvolve o trabalho. A secretária de educação, Rosane Sartori Rosa informa que este ano o programa atende aproximadamente 460 alunos regularmente matriculados no 5º Ano. O policial Fábio Gomes é quem atua como educador nas escolas.
Em São João Batista mais de 3500 crianças já passaram por essa formação, a maioria deles com o policial Arildo Cardoso, que com muito carisma conquistava a atenção dos estudantes. Jabson Alexandre trás mais informações sobre o Proerd.
Foto montagem: PMSC/Divulgação