Em entrevista ao Jornalismo da Super, a engenheira agrônoma, Vanessa Largura, destaca o projeto ‘Diversificação da Cultura do Tabaco’, que está sendo realizado na região, desde o ano de 2014.
O projeto realiza-se através da Unitagri – Cooperativa de Trabalho na Prestação de Serviços Agropecuários e Ambientais – e prevê a Assistência Técnica e Extensão Rural para Agricultores, aos familiares inseridos em municípios com produção de tabaco.
Os municípios contemplados são: Angelina, Anitápolis, Alfredo Wagner, Leoberto Leal, Major Gercino, São Bonifácio, Tijucas, Nova Trento e São João Batista.
O prazo de execução encerra-se neste ano, mas a Unitagri pretende expandir o contrato junto ao Ministério de Desenvolvimento Agrário.
São aproximadamente 560 famílias que são beneficiadas com esse projeto, que quer difundir outras culturas aos agricultores, além do tabaco.
O perfil são famílias plantadoras de fumo até o ano de 2009 ou que estão na ativa. Sendo que no mínimo 50% do público beneficiários deve ser de mulheres 50 % e 30% dos recursos deve ser destinado a este público. Casais Jovens de até 35 anos: 20% do total (Família de Agricultor Jovem), fazem parte desse perfil.
Ouça a Entrevista