Foi encerrado nesta semana em Nova Trento o projeto de Turismo Cultural e Religioso do Vale do Rio Tijucas, promovido pelo Sebrae/SC em parceria com a prefeitura de Nova Trento. O plano foi finalizado com saldo positivo de ações e resultados, indicando assim, a importância do turismo religioso e cultural para a economia da região e para o estreitamento das relações entre o Santuário de Santa Paulina e entidades, bem como com os poderes público e privado.
Para fechar a série de ações realizadas ao longo de 2015, o projeto ainda desenvolveu uma nova parceria entre o santuário de Santa Paulina, a paróquia de Nova Trento e o santuário de Nossa Senhora do Bom Socorro. Com apoio da Neotur foi possível capacitar doceiros da cidade com cursos e oficinas voltadas à produção de doces de Natal e assim, foi promovida a primeira feira de produtos natalinos de Santa Luzia.
A iniciativa surgiu a partir do costume difundido no município desde a sua fundação. Em Nova Trento, Santa Luzia, é lembrada principalmente nas noites do dia 12 de dezembro, vésperas das comemorações do seu dia, que é celebrado no dia 13 de dezembro. Esta tradição foi trazida pelos imigrantes do Norte da Itália e ao longo dos anos se difundiu em Nova Trento. De acordo com o costume, as crianças devem deixar um pratinho com capim para que durante a madrugada Santa Luzia passe com seu cavalinho e ele coma a oferenda. Como agradecimento, a Santa deixa doces, geralmente, bolachas e biscoitos de Natal.
Além de receberem capacitação e participarem da feira, as doceiras envolvidas no projeto também foram incentivadas a criar suas próprias empresas e assim, legalizarem sua atividade artesanal. Ainda como ação do projeto, além da feira, a equipe deixa para a cidade a proposta de ajuste no pórtico da Comunidade do Vígolo para que receba de braços abertos os peregrinos e turistas. A ideia já conta com apoio do Santuário e da prefeitura municipal para sua adequação.
O diretor de Administração e Finanças do Sebrae, Sérgio Cardoso afirma que o projeto realizado na região de Nova Trento é um verdadeiro marco. “As ações desenvolvidas pelo projeto ajudaram a comunidade a perceber de forma mais profissional e inovadora a importância do turismo religioso para o crescimento de Nova Trento e de municípios vizinhos. Esperamos que o que foi implantado até agora continue prosperando e que novos projetos colaborem com este trabalho fundamental para a consolidação de Nova Trento como destino turístico e religioso de nosso estado e mais ainda, do Brasil”, diz.