O Programa Universidade Para Todos (Prouni), do Ministério da Educação, disponibiliza 8.064 bolsas de estudo integrais (100%) ou parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior em Santa Catarina para o segundo semestre. As inscrições ocorrerão de terça (23) a sexta-feira (26), e a consulta de vagas por cidade e curso já está disponível.
Podem se inscrever os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2022 ou 2023, obtendo uma média mínima de 450 pontos nas provas e nota acima de zero na redação. Além disso, é necessário atender a um dos seguintes critérios:
– Ter concluído o ensino médio em escola pública;
– Ter concluído o ensino médio em escola privada como bolsista integral;
– Ter concluído o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola privada como bolsista integral;
– Ter concluído o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola privada com bolsa parcial ou sem bolsa;
– Ter concluído o ensino médio em escola privada com bolsa parcial ou sem bolsa;
– Ser pessoa com deficiência conforme a legislação vigente;
– Ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação de professores da educação básica.
Inscrições e consulta de vagas
As inscrições começam a partir da meia-noite no portal Acesso Único (acessounico.mec.gov.br/prouni), utilizando o login gov.br com CPF e senha. No mesmo site, é possível consultar as vagas e os cursos disponíveis por cidade e instituição.
Entre os cursos mais procurados, medicina é oferecida em seis cidades, com o maior número de vagas em Jaraguá do Sul (13), no norte do estado. Outras cidades com bolsas para medicina incluem Joinville (3), Rio do Sul (3), Itajaí (2), Joaçaba (2) e Criciúma (1).
Confira a oferta total de cursos nas maiores cidades de Santa Catarina:
– Criciúma: 89
– Blumenau: 83
– Joinville: 82
– Florianópolis: 69
– Chapecó: 63
– Itajaí: 58
– Palhoça: 57
– Balneário Camboriú: 56
– São José: 49
– Jaraguá do Sul: 35
Requisitos de renda
Para concorrer às bolsas integrais, a renda familiar bruta mensal per capita deve ser de até um salário mínimo e meio (R$ 2.118 por pessoa). Para as bolsas parciais, o limite de renda familiar bruta mensal per capita é de três salários mínimos (R$ 4.236 por pessoa).
Datas do ProUni 2024 para o 2º semestre
– Inscrições: 23 a 26 de julho
– Resultado da primeira chamada: 31 de julho
– Resultado da segunda chamada: 20 de agosto
– Manifestação de interesse na lista de espera: 9 e 10 de setembro
– Resultado da lista de espera: 13 de setembro