
A Receita Federal liberou nesta terça-feira, 23 de setembro, a consulta ao quinto e último lote ordinário de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2025, referente ao ano-base 2024. Mais de 387 mil contribuintes serão beneficiados, com um montante que ultrapassa R$ 1 bilhão. O pagamento será realizado no dia 30 de setembro, diretamente nas contas bancárias indicadas pelos contribuintes no momento da declaração.
Este lote contempla diferentes perfis, incluindo 15.604 idosos com mais de 80 anos, 66.637 pessoas entre 60 e 79 anos, 6.968 contribuintes com deficiência física, mental ou doença grave e 16.926 trabalhadores da educação cuja principal fonte de renda é o magistério. Também estão incluídos 234.920 contribuintes que optaram pela declaração pré-preenchida ou pela restituição via Pix, além de 46.222 contribuintes não prioritários. Entraram ainda valores residuais de anos anteriores para pessoas que regularizaram pendências.
Para saber se terá direito à restituição, o contribuinte pode acessar o site ou aplicativo da Receita Federal e usar a função de consulta, informando CPF e data de nascimento.
O crédito é feito apenas em conta bancária de titularidade do contribuinte. Caso haja dados bancários inválidos ou qualquer problema que impeça o depósito, será possível reagendar o pagamento pelo Banco do Brasil. Quem não resgatar o valor em até um ano poderá solicitar novamente por meio do portal e-CAC, na opção destinada às restituições não resgatadas.
O calendário de 2025 incluiu cinco lotes de restituição: o primeiro pago em 30 de maio, o segundo em 30 de junho, o terceiro em 31 de julho, o quarto em 29 de agosto e o quinto, agora, em 30 de setembro.