Após alerta de enchentes para o Vale na quinta-feira (22), o Rio Tijucas, está baixando gradativamente, na medição das 6h desta sexta-feira (23) o nível já estava em 4,85 cm com um acumulado de chuva nas últimas 24 horas de 23 mm. Já no acumulado das 72 horas o volume de é de 111 mm. O nível do Rio Tijucas está descendo uma taxa de 2,0 cm/h de acordo com as últimas duas horas monitoradas.
No município de Nova Trento o nível do Rio do Braço, já baixou em 1.10 metros, estando a 4,80 metros, devido a parada desde de atarde de ontem das chuvas em nossa região. No município ainda a pontos de alagamentos como nos bairros de Ponta Fina Sul, Trinta Réis e Besenello, todos os pontos em áreas de pastagens e terrenos inabitáveis. Segundo a Defesa Civil de Nova Trento, se a chuva persistir nesta sexta-feira, pode-se ter mais áreas alagadas, pois a tendencia é que o nível do rio aumente. Na cidade neotrentina a pontos de quedas de pequenas de barreiras nas estradas do interior e pontos de alagamentos, principalmente no Bairro Lageado a Defesa Civil de Nova Trento solicita atenção para as pessoas que circularem por esta região. Ainda se mantém o estado de atenção em áreas sujeitas a deslizamentos, pois ainda a previsão de chuvas fracas e espaças para quase todo o estado neste fim de semana.
Veja a situação de outras bacias no estado:
BACIA DO ITAJAÍ: Considerando os níveis atuais dos rios, a situação hidrológica encontra-se em EMERGÊNCIA para enchente nos Municípios de Taió, Rio do Sul, Brusque e Blumenau. O nível do Rio Itajaí do Oeste em Taió, está subindo a uma taxa de 9,0 a 20,0 cm/h, nas últimas duas horas monitoradas, dependendo da operação da Barragem Oeste. Na estação de Rio do Sul, o nível do Rio Itajaí-Açú está subindo uma taxa de 2,0 a 9,0 cm/h nas últimas duas horas monitoradas. Na estação de Blumenau o nível do rio está subindo a uma taxa de 2,0 a 19,0 cm/h nas últimas duas horas monitoradas. Em Brusque, o nível do Rio Itajaí Mirim está subindo a uma taxa de 1,0 cm/h na ultima hora monitorada. A situação é de ALERTA para enchente para as cidades Barragem Oeste em Taió e Apiúna. O nível do rio na estação Barragem Oeste em está subindo a uma taxa de 15,0 a 27,0 cm/h nas últimas duas horas monitoradas. Na estação de Apiúna o Rio Itajaí Açu está descendo temporariamente a uma taxa de 13,0 cm/h na última hora monitorada. A condição hidrológica é de ATENÇÃO para enchente em Barragem Taío Montante e Chapadão do Lageado. Ne Taió, no distrito de Passo Manso, a etação Barragem Taió Montante encontra-se subindo o nível do Rio Itajaí Oeste a uma taxa de 15,0 a 27,0 cm/h. Em Chapadão do Lageado o nível do Rio Salto está descendo a uma taxa de 4,0 cm/h nas últimas duas horas monitoradas. A Barragem Sul em Ituporanga está com o nível de 33,78 m e operando com 05 comportas fechadas. A Barragem Oeste em Taió apresenta o nível de 22,40 m e opera com 03 comportas Abertas e 04 fechadas. (Fonte:Defesa Civil Municipal de Rio do Sul – Leitura:00:00 h de 23/10/2015).
BACIA DO RIO CANOAS: Na Bacia do Rio Canoas a situação hidrológica encontra-se em EMERGÊNCIA para as estações de Vila Canoas em Rio Rufino, Rio Bonito em Bocaina do Sul, Encruzilhada II em Otacílio Costa, Ponte Alta do Sul e Passo Marombas em Curitibanos. Em Rio Rufino, a estação Vila Canoas o nível do Rio Canoas está aumentando a uma taxa de 4,0 a 5,0 cm/h. Na estação de Rio Bonito em Bocaina do Sul o nível do rio está subindo a uma taxa de 2,0 à 3,0 cm/h, nas últimas duas horas monitoradas. O nível do rio na estação de Encruzilhada II em Otacílio Costa está subindo a uma taxa de 1,0 cm/h de acordo com as últimas duas horas monitoradas. O nível do rio na estação de Ponte Alta do Sul está subindo a uma taxa de 2,0 a 3,0 cm/h de acordo com as últimas duas horas monitoradas. Na estação Passo Marombas em Curitibanos o nível do Rio Marombas está subindo a uma taxa de 4,0 a 5,0 cm/h, nas últimas duas horas monitoradas.
BACIA DO RIO DO PEIXE: Na Bacia do Rio do Peixe a situação hidrológica encontra-se em ALERTA para enchente na estação de Joaçaba I, o nível do rio está subindo a uma taxa de 1,0 cm/h de acordo com as últimas duas horas monitoradas.
BACIA DO RIO ITAPOCÚ: Na Bacia do Rio Itapocú a situação hidrológica encontra-se em EMERGÊNCIA para enchente na estação de Schroeder, o nível do Rio Itapocuzinho está descendo a uma taxa de 16,0 a 44,0 cm/h de acordo com as últimas duas horas monitoradas.
Veja a previsão para esta sexta-feira e fim de semana:
Sexta-feira (23): a chuva diminui no Estado, mas as nuvens permanecem sobre SC. As áreas mais próximas ao Paraná, que se estende da região Oeste ao Litoral Norte, ainda ficam com tempo mais instável e sujeito a chuva, alternado com períodos de melhoria. Temperatura em declínio.
Temporal isolado, descargas elétricas (raios) com granizo nas áreas mais próximas ao Paraná. Acumulado de chuva de 5 a 15 mm na maioria das regiões, com pontuais de 30 a 40 mm no Planalto Norte e Litoral Norte. Sistema meteorológico: deslocamento da instabilidade para o Paraná e São Paulo, com o avanço de uma massa de ar mais frio pelo Sul do Brasil.
No sábado (24) e domingo (25) há chance de períodos de sol em boa parte do Estado, com chance de pancadas isoladas de chuva no Oeste e Meio Oeste no período da tarde e noite. Da Grande Florianópolis ao norte do Estado pode ocorrer chuva fraca, associada a circulação marítima. Temperatura mais amena. Risco de descargas elétricas (raios) no Oeste e Meio Oeste.
Na segunda-feira, retorna a condição de pancadas de chuva para todas as regiões no decorrer do dia. Risco de descargas elétricas (raios).