Entra ano e sai ano e a história é sempre a mesma. A rodovia SC 409 que liga Canelinha à Brusque continua abandonada pelo estado. A falta de uma manutenção permanente faz com que esta via pública esteja sempre cheia de buracos, pontos de alagamentos, lama, poeira e desmoronamentos que vivem dificultando o trânsito de quem precisa passar por ali. Recentemente uma tubulação rompeu e um buraco se formou deixando um ponto da estrada em meia pista.
O presidente da associação de moradores do bairro Moura, José Bertoldi, procurou novamente a ADR (Agência de Desenvolvimento Regional) no final de 2015 para tratar sobre o assunto, e também o Deinfra (Departamento estadual de Infraestrutura). Algumas melhorias pontuais foram realizadas, mas está longe de atender as necessidades da população. Diante do descaso do estado, a prefeitura municipal de Canelinha constantemente é obrigada a promover melhorias nesta rodovia, como foi o caso desta semana, onde o bairro realiza a festa do padroeiro São Sebastião, e um patrolamento foi feito para amenizar o problema com os buracos e melhorar o trânsito dos veículos que será maior em virtude do festejo.
O Senhor Bertoldi também reclama da demora por parte da prefeitura de Canelinha, para a reconstrução de uma ponte que liga o bairro Moura à São João Batista e que caiu em 2008. Até hoje, apenas uma provisória de madeira foi feita, onde caminhões não podem passar, somente veículos leves. Tem ainda o problema das outras vias públicas do bairro, as ruas secundárias chamadas de Tifas, também estão em estado precário com muitos buracos e mato nas margens, segundo o presidente.
O secretário de Infraestrutura José Honorato Cardoso Filho, popular Chico, diz que o tempo não tem colaborado para a recuperação das estradas do município, e que a prioridade é recuperar primeiro as estradas principais, mas que as vias secundarias também serão atendidas em breve, e com mais frequência. Sobre a ponte, o secretário Chico diz que o município foi contemplado com um kit da defesa civil do estado, mas a burocracia tem atrasado a realização da obra, mas que a liberação para a instalação da mesma deve acontecer nos próximos meses.
Repórter: Jabson Alexandre – Rádio Super FM