As eleições municipais de 2024 em Santa Catarina terão o maior percentual de mulheres candidatas a prefeituras desde 2000, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Das 832 candidaturas ao cargo de prefeito, 120 são de mulheres, representando 14% do total, enquanto os homens somam 712 candidaturas.
Embora esse seja o maior número absoluto e percentual de candidaturas femininas em 24 anos, ele ainda não reflete a composição do eleitorado catarinense, onde 52% dos eleitores são mulheres, somando 2,9 milhões de pessoas aptas a votar.
Em comparação, nas eleições de 2020, 11% das candidaturas para prefeito eram de mulheres, o que correspondeu a 98 candidaturas. Para o professor de Administração Pública da Udesc e coordenador do programa de extensão Educação e Cultura Política da Esag, Daniel Pinheiro, é essencial que as candidaturas femininas não sejam apenas para preencher cotas, mas sim representem uma verdadeira participação ativa. Ele destaca que as cotas existem para incentivar a representatividade feminina e normalizar, no futuro, a igualdade no número de candidaturas entre homens e mulheres.