Em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, nesta terça-feira, 1º de dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde de Canelinha convida a população a participar de uma importante palestra sobre DST/AIDS, no Auditório da Secretaria de Educação, às 9h, para estimular a conscientização da população sobre a prevenção da doença. Após o evento, será servido um delicioso café da manhã.
A sigla Aids significa Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. O vírus da Aids é conhecido como HIV e encontra-se no sangue, no esperma, na secreção vaginal e no leite materno das pessoas infectadas pelo vírus. Objetos contaminados pelas substâncias citadas, também podem transmitir o HIV, caso haja contato direto com o sangue de uma pessoa.
Após o contágio, a doença pode demorar até 10 anos para se manifestar. Por isso, a pessoa pode ter o vírus HIV em seu corpo, mas ainda não ter Aids. Ao desenvolver a Aids, o HIV começa um processo de destruição dos glóbulos brancos do organismo da pessoa doente. Como esses glóbulos brancos fazem parte do sistema imunológico (de defesa) dos seres humanos, sem eles, o doente fica desprotegido e várias doenças oportunistas podem aparecer e complicar a saúde da pessoa. A pessoa portadora do vírus HIV, mesmo não tendo desenvolvido a doença, pode transmiti-la.
Lembrando que não há transmissão através do contato, como abraço e aperto de mão. Em 2014 foram notificados 2.649 casos de Aids e 676 óbitos por essa causa em Santa Catarina. Durante esse mês também estaremos distribuindo camisinhas em alguns pontos estratégicos, como clube de idosos e bares, e continuando a disponibilizá-las nas unidades de saúde do município.