Além da dengue, outra doença volta a exigir uma atenção maior por parte da população batistense: a Covid-19. De acordo com dados divulgados nesta quinta-feira, 29, pela Secretaria Municipal de Saúde, 42 casos foram confirmados nos últimos cinco dias e outros 47 na semana passada.
No total, em fevereiro, foram contabilizados 147 exames positivos para a Covid-19, um salto de mais de 500% em comparação a janeiro, quando foram registrados 24 casos. Os números não abrangem os testes feitos em farmácia. Uma pessoa atualmente está em tratamento hospitalar devido à doença.
“Assim como em outros municípios, temos verificado, após o Carnaval, uma trajetória de alta de pacientes que chegam às unidades com sintomas suspeitos para a Covid-19. Por isso é importante que a comunidade fique atenta e reforce os cuidados preventivos, como uso de álcool gel e limpeza frequente das mãos”, destaca a diretora municipal de Vigilância em Saúde, Aline Maria Paulista.
Ela ressalta, ainda, que quem estiver sentindo sintomas respiratórios, deve utilizar máscara e evitar aglomerações, além de procurar atendimento médico junto a uma unidade de saúde. As vacinas contra a doença também permanecem sendo disponibilizadas nas salas de vacinação do município.