A 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (gripe) foi prorrogada até 8 de junho em Santa Catarina. A medida foi anunciada pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (DIVE/SC), por meio do Ofício Circular nº 063/2018, em razão das dificuldades de mobilidade enfrentadas pela população nos últimos dias, devido à paralisação dos caminhoneiros e ao consequente desabastecimento de combustíveis.
“A DIVE/SC está monitorando a situação e, caso necessário, promoverá outras ações em conjunto com sua equipe técnica para garantir que todas as pessoas pertencentes aos grupos prioritários para a vacinação tenham a oportunidade de acesso à vacina. O quantitativo total de doses recebidas para a campanha já foi distribuído para todas as regionais do estado”, diz o comunicado.
Em São João Batista, a vacina permanece disponível de segunda a sexta no Posto de Saúde Central, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min, e no Posto de Saúde do bairro Jardim São Paulo, das 7h30min às 12h e das 13h às 16h. Devem receber a imunização as pessoas que integram os grupos prioritários para complicações da doença, como, por exemplo, crianças de 6 meses a 5 anos, professores, trabalhadores da saúde e gestantes.
Para tomá-la, é obrigatório levar Cartão Nacional do SUS e caderneta de vacinação (pacientes que apresentam comorbidades precisam trazer indicação médica e, professores, exibir comprovante). Nesta temporada, a vacina, que é trivalente, contém proteção contra os vírus H3N2, H1N1 e um subtipo do Influenza B.
QUEM DEVE RECEBER A VACINA
– Crianças de 6 meses a 5 anos
– Portadores de trissomias, como de Down e outras
– Gestantes
– Puérperas
– Professores
– Trabalhadores da área da Saúde
– Idosos a partir de 60 anos;
– Pessoas que apresentam comorbidades