Manter-se firme no propósito de parar de fumar requer resistência, foco e disciplina. Para auxiliar e orientar as pessoas que desejam deixar o vício, a Secretaria de Saúde de Canelinha aderiu ao Programa Nacional de Controle do Tabagismo.
O grupo iniciou as atividades com 14 participantes, no dia 09 de maio, com a orientação do psicólogo, Dr. Charles Dias, onde terão quatro encontros semanais durante um mês, e mais quatro encontros quinzenais – estes últimos para manutenção e esclarecimentos, sempre nas terças-feiras.
Nas primeiras reuniões foram realizadas rodas de conversas com orientações, e serão entregues adesivos transdérmico, gomas de mascar e pastilhas, e medicação (Bup), de acordo com a necessidade de cada paciente.
Uma inovação do tratamente em Canelinha é a aplicação da auriculoterapia, técnica da medicina alternativa, através da orelha, onde são aplicadas sementes, que estimulam os pontos que diminuem a ansiedade. Também serão fornecidos para os participantes manuais e outros materiais informativos nos encontros, os quais auxiliaram na tentativa de parar de fumar.
A Secretaria de Saúde de Canelinha, Neli Ferreira, informa que quem tiver interesse em participar, pode se inscrever na listagem do próximo grupo. “Vamos criar mais grupos e apoiar todas as pessoas que desejam parar de fumar. Sabemos o quanto precisa ser corajoso e forte para enfrentar o vício”, ressalta a Secretária Neli.
Mais informações no Posto de Saúde do centro ou pelos telefones (48) 3264-1278 e 3264-0161.