Familiares da idosa de 88 anos, diagnosticada com o novo coronavírus em Nova Trento, negam que tenham tido contato com a mulher, ou que tenham sido fontes de contaminação. Ela é o primeiro caso da região a ser internado em UTI com ventilação mecânica em razão da Covid-19.
Na manhã desta sexta-feira (05), o secretário de Saúde de Nova Trento, Adalto Raulino, afirmou que a idosa foi contaminada em visita de parentes que já apresentavam sintomas do novo coronavírus. Ele relatou que parentes de Brusque e Florianópolis teriam estado na casa que fica no interior neotrentino, sendo que dois deles estariam com sintomas da Covid-19.
Uma parente da senhora, que mora em Brusque, contesta dizendo que a mulher esteve internada entre os dias 24 e 28 de maio no Hospital Imaculada Conceição, e que apesar dos sintomas não foi feito a testagem para Covid-19. Após receber alta ela teria piorado e só então foi feito exame que constatou que estava com o vírus. Contaminação poderia ter ocorrido antes da internação.
A mulher diz que netos e sobrinhos não tiveram contato com a idosa. Uma irmã, no entanto, teria se deslocado para o município para ser acompanhante no Hospital, por exigência da equipe. “O secretário de Saúde está dizendo que ela contraiu o vírus por causa de visitas, mas isso não é verdade. Minha família está se cuidando”, fala.
Em contato telefônico a familiar da idosa diz que saiu de Brusque para dar suporte na internação, mas que não foi uma visita. Não teria tido contato próximo da paciente.
Segundo o secretário de Saúde, Adalto Raulino, o caso é grave e a idosa está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Até o momento dos seis casos assinalados por Nova Trento, cinco são de pacientes que foram contaminados em outras cidades.