Espera de meses e sem saber quando será atendido ou vai realizar aquele exame para detectar alguma doença. Essa é a realidade dos usuários do sistema de saúde em todo o país e que está em vias de ser alterada em São João Batista. Foi aprovado na noite desta segunda-feira (19), projeto que obriga o município a informar a posição do paciente na lista de espera.
Proposta partiu do vereador Fernando Perão (PSB), que se inspirou em iniciativas que vem sendo aplicada em outras cidades e pelo Estado. “Tem que acabar com esse negócio de fura fila. Vamos cuidar do povo de São João Batista”, disse o parlamentar na discussão do projeto. Ele afirmou que em muitos casos vagas de pacientes da cidade estavam sendo tiradas por moradores de outras regiões.
Para o vereador Nelson Zunino Neto (REDE), o projeto é uma garantia para o cidadão. “Essa transparência na ordem de espera de uma cirurgia, consulta ou exame é fundamental para que o cidadão possa ver exatamente como está sua situação e possa fiscalizar, possa impedir que alguém passe por cima”, garantiu. Ele defendeu ainda que prefeito, vereadores e servidores respeitem a ordem. “Não adianta ter uma lei assim e depois o ‘cara’ chegar lá como vereador, diretor, secretário ou amigo e passar na frente dos outros”.
O presidente da Câmara, Mário Soares (PP) defendeu que a regulação e transparência das filas no sistema de saúde do município é um avanço. “Tendo a lei que obriga a divulgação e facilita acesso para acompanhamento de seu exame e consulta é muito importante”. Projeto foi aprovado pela maioria dos parlamentares. Vereador Gilberto Montibeller (PMDB) não votou, por ter se ausentado da sessão durante a discussão e votação dos projetos.