O Hospital Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux, o Hospital de Azambuja, em Brusque, apresentou o Plano Oncológica para atender a demanda de Brusque e região, o que inclui São Joao Batista.
Com a documentação em mãos, o hospital vai detalhar todas as condições que possui para fazer as cirurgias oncológicas, onde há material cirúrgico, tomografia, exames de imagem, ultrassom, raio-x e UTI – Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
O superintendente de Planejamento e Gestão da Secretaria de Estado da Saúde, Adriano Carlos Ribeiro, marcou presença para oficializar a entrega do Plano Operativo de Oncologia, que solicita ao hospital a documentação que garantirá à instituição, realizar cirurgias oncológicas pelo SUS – Sistema Único de Saúde. Participaram ainda do encontro, o secretário executivo da ADR – Agência de Desenvolvimento Regional – Ewaldo Ristow Filho; a gerente de Saúde da ADR, “Crespa” Webster; o deputado estadual, Mário Marcondes; o vice-prefeito de Botuverá, Alcir Merizio; a secretária de Saúde de Guabiruba; Patrícia Heiderscheidt; e o Secretário de Saúde de Brusque, Humberto Fornari.
O Hospital prevê 30 dias para os trâmites burocráticos. Passando por todas as aprovações, a Secretaria de Estado da Saúde, envia então para o Ministério da Saúde, para que se homologue a portaria que garantirá ao Azambuja realizar as cirurgias oncológicas.
Com isso, o hospital será um “braço” do Hospital Santo Antônio, de Blumenau que, atualmente, é a referência em oncologia na região e fará cerca de 800 cirurgias por ano na cidade.
Em entrevista, o deputado estadual Mário Marcondes do Nascimento fala sobre a importância desta questão, haja vista que o Azambuja vai atender a demanda do Vale do Rio Tijucas.
Ouça a Entrevista