O Hospital Monsenhor José Locks não vai fechar. Informações que a unidade hospitalar suspenderia os atendimentos são falsas, e foram negadas oficialmente pela Administração Municipal. Já a reforma do Hospital está sob análise, já que a Vigilância em Saúde, ligada a Secretária de Estado da Saúde, não aprovou projeto para execução da obra. Um ofício foi recebido pelo município nesta quarta-feira (05).
Mesmo com problemas na execução da reforma, uma suposta paralisação das obras não suspenderia os atendimento de urgência e emergência. De acordo com o secretário de Saúde, Sálvio Osmar Tonini, a reforma anda em paralelo aos atendimentos, que não seriam prejudicados. Ele diz ainda que o município busca alternativas para driblar a situação e que técnicos da Vigilância já estiveram no local.
Oficio assinado pela diretora da Vigilância Sanitária, Raquel Ribeiro Bitencourt, e pelo coordenador do Núcleo de Análise de Projetos Básicos de Arquitetura, Bernardo Bello Martins, apontam que não existe projeto básico de arquitetura da estrutura atual do hospital que tenha sido aprovado pelo órgão. No entanto, o secretário de Saúde de São João Batista, garante que o projeto existe. Só não foi apresentado aos técnicos para análise e aprovação.
Documento também mostra que em 24 de novembro de 2015, os técnicos aprovaram um parecer técnico, mas que garantia somente a substituição de materiais de acabamento e não alteração do dimensionamento ou uso e funções de ambientes. Responsável pelos projetos na prefeitura batistense foi chamada ao serviço com urgência na tentativa de reverter a situação. Ela estava de férias.
“Mesmo com esses problemas, não serão paralisados os atendimentos ao cidadão no Monsenhor. Uma coisa não está relacionada a outra”, garante Tonini. Na manhã desta quinta-feira (06), a reportagem da Super tentou contato com a ex-diretora do Hospital, Rudilene Hermes, que não quis se manifestar. Contatos por telefone com ex-secretário de Saúde, Ademir José Rover, não foram positivos, já que as ligações foram encaminhadas para caixa-postal.